segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mobilização pelo clima-Recife

No último sábado, 29 foi dada a largada para a 15º COP em Copenhage na Dinamarca. Faltando exatamante 100 dias prá o início da conferência, voluntários de várias partes do país, mobilizaram-se pelo clima e foram às ruas alertar a população sobre a importância da conferência que deverá definir as metas de combate às mudanças climáticas no mundo.

Em Recife não teve moleza não. Debaixo de um calor de 28°C, a galera vestiu a camisa, se armou com muuiiitaa disposição, estampou um sorriso no rosto e foi até o calçadão em frente a pracinha da praia de Boa Viagem chamar os pedestres prá assinar a petição que pede ao presidente Lula uma postura mais sensata diante do problema climático do planeta . Um pedaço do banner gigante foi estendido no chão, e o pessoal pôde deixar sua mensagem. Pessoas de todas as idades, até quem ainda não sabe escrever deixou lá sua marca.

O trabalho foi duro, mas os voluntários de Recife mostraram empenho na atividade que acontecia em mais seis cidades ao longo de todo o dia. Além do recolhimento de assinaturas e das mensagens deixadas no banner , os voluntas ainda pintaram o rosto das crianças com mensagens divertidas. As mães com seus filhos tiraram fotos, deixando um recado ao presidente, mostrando preocupação com o futuro que espera por seus filhos, no movimento mães pelo clima.

E quem passou no local da mobilização por volta das 12:00 hs, pôde ver e ouvir a manifestação através de um apitaço geral que atraiu a atenção de muita gente.
         
Fica aqui o nosso “muito obrigado”, a todos que compareceram no local, e tornaram possível a realização da atividade. Assinando a petição, estampando o banner ou fazendo barulho, algo em comum que pôde ser notado, foi a vontade de mudar.
Valeu!

Por: Sílvia Mariana Barbosa

sábado, 29 de agosto de 2009

E se você apagasse um quadradinho no seu monitor?



Não são apenas os governantes que podem resolver o problema da mudança climática, você pode colaborar na redução das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera apagando apenas um quadradinho em seu monitor!
A AlmapBBDO e o Greenpeace - com a assessoria técnica do Centros de Estudos Avançados do Recife, C.E.S.A.R - desenvolveram o BlackPixel Project. Este projeto é baseado num programa que instala um quadrado preto na tela dos computadores, apagando um pixel, que reduz o consumo de energia e as emissões de gás carbônico. Com 1 milhão de Black Pixels instalados, economizamos o equivalente à 57 mil watts/ hora, ou seja, 1.425 lâmpadas apagadas por uma hora. 70 kg de CO2 seriam emitidos por uma usina à carvão para gerar essa quantidade de energia.
Comece a agir diminuindo a dimensão do problema, instale aqui o BlackPixel em seu computador.
Um quadradinho faz a diferença!

*Funciona apenas em monitores de tubo ou plasma.


Por Marcela Machado

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Apresentando...



O grupo de voluntários do Recife foi criado oficialmente em maio de 2009, tendo como primeira atividade o Onda Sensorial da campanha Proteção dos Oceanos. A campanha "Entre Nessa Onda" ocorreu na última semana de maio, do dia 26 ao 31, no Shopping Guararapes. Ao abordar o tema dos Oceanos, tivemos o cuidado de alertar sobre os impactos sofridos pelos mesmos e explicar para a população sobre medidas que cada um pode tomar para tornar nossos mares limpos e saudáveis.

Já no mês de julho, pegamos prancheta, caneta, as petições e muita disposição e fomos ao Parque da Jaqueira recolher assinaturas.

Finalmente, o mês de agosto está sendo muito proveitoso pois tivemos várias reuniões e treinamentos, tudo para nos prepararmos cada vez mais para as várias atividades que nos aguardam nesse segundo semestre de 2009.


Por Natália Ferreira

A história do Greenpeace

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris."

(Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.)

Esta profecia embalou as longas noites dos fundadores do Greenpeace que navegavam para as Ilhas Aleutas, no Alasca, em 1971, na tentativa de impedir um teste nuclear dos Estados Unidos. A ação estimulou um imenso debate e ganhou o apoio da opinião pública contra os testes nucleares, que foram suspensos no mesmo ano. Nascia, assim, o Greenpeace. E a profecia daria nome ao primeiro navio da organização, o Rainbow Warrior, e acabaria por batizar os ativistas do Greenpeace - conhecidos em todo o mundo como "Os Guerreiros do Arco-Íris"

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiamos os tomadores de decisão a reverem suas posições e mudarem seus conceitos. Também defendemos soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.

Por não aceitar doações de governos, empresas ou partidos políticos, o Greenpeace existe graças à contribuição de milhões de colaboradores em todo o mundo, que garantem nossa independência e o nosso compromisso exclusivo com os indivíduos e com a sociedade civil. Hoje, o Greenpeace está presente em mais de 40 países e conta com a colaboração de aproximadamente 3 milhões de pessoas.


*Texto retirado do Greenpeace