domingo, 28 de março de 2010

Seleção de novos voluntários em Recife



 O grupo de voluntários do Greenpeace em Recife realizará seleção de novos voluntários no dia 10/04.  Os voluntários trabalham divulgando a preservação do meio ambiente de acordo com as campanhas nacionais da organização através de atividades de engajamento público. Interessados devem entrar em contato via este link do Greenpeace Brasil.


sexta-feira, 26 de março de 2010

O que levar em consideração na hora de comprar um eletrônico?



Recentemente o PNUMA (Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente) divulgou uma pesquisa que coloca o brasileiro como um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo. Entre os produtos considerados lixo eletrônico estão: celulares, computadores portáteis, geladeiras...

Estes materiais podem, quando descartados, eliminar inúmeras substâncias tóxicas no meio ambiente. fique sabendo tudo sobre lixo eletrônico clicando aqui.

O greenpeace produz um ranking entre as grandes empresas de eletrônicos. Leve em consideração essa lista na hora de comprar o seu tão desejado produto, lembrando que é melhor sempre avaliar a sua real necessidade de comprar e produzir mais lixo. 

Logo abaixo mostramos o ranking do primeiro ao último lugar e suas respectivas notas.

7.3 Nokia –  Permanece em primeiro lugar, perdendo pontos em relação à última edição por não apoiar uma legislação mais severa para a Restrição a Substâncias Perigosas (Restriction of Hazardous Substances – RoHS, do inglês). Ganha pontos por baixo uso de tóxicos e perde somente no quesito redução de energia. 

6.9 Sony Ericsson - Entra no 2º lugar do ranking graças à boa conduta com tóxicos: é a primeira empresa a obter pontuação máxima em todos os critérios químicos avaliados.

5.3 Toshiba – traz progressos na eliminação de tóxicos, mas falha em apresentar metas consistentes para maiores diminuições no futuro. Perde pontos também por não apoiar novas diretrizes para o acordo de Restrição de Substâncias Perigosas (RoHS). Corre o risco de cair mais caso não cumpra o prazo prometido de apresentar modelos livres de PVC e BRF até abril de 2010.

5.3 Philips – O fraco apoio à revisão do RoHS mantém a Philips no quarto lugar, apesar de sua boa pontuação nos quesitos químicos e energéticos.

5.1 Apple – A subida continua para a Apple, que em três edições passou do 11º ao 5º lugar. Sua melhor pontuação ficou no critério de químicos: todos os seus produtos estão livres de PVC e BFR. 

5.1 LG Electronics – Promessas não cumpridas impediram a empresa de subir no ranking. Ter todos os produtos livres de toxinas até o fim de 2010 já não é mais factível. O novo acordo define que celulares cumprirão a meta. Monitores de TV e computadores terão que esperar até 2012 e aparelhos domésticos, 2014.

5.1 Sony – Boa atuação em cortes e compensações de emissão de gases de efeito estufa. 75% da linha de laptops Sony Vaio já preenche os principais requisitos de uso energético.

5.1 Motorola – Pequena queda no ranking, graças ao fraco apoio a uma legislação mais rigorosa no acordo de Restrição de Substâncias Perigosas (RoHS) e posicionamento pouco definido sobre a completa eliminação de PVC, CRF e BFR no prazo de três a cinco anos.

5.1 Samsung – Queda drástica para a Samsung, que passou de um glorioso 2º lugar para o 7º, penalizada recentemente pelo não cumprimento dos acordos firmados. A empresa prometera eliminar BFR até janeiro de 2010, o que não foi realizado. A nova data é janeiro de 2011, mas somente para computadores estilo notebook. TV e equipamentos domésticos ainda não têm data definida.

4.9 Panasonic - Nada muda para a Panasonic, empresa com boa pontuação em energia, mas fraca em lixo e reciclagem.

4.7 HP – Melhorou de posição graças ao apoio global à redução de emissões de gases do efeito estufa, mas peca pela falta de suporte à nova legislação sobre tóxicos (RoHS).

4.5 Acer – Nada muda para a Acer, que se fortaleceu no apoio à nova legislação de substâncias perigosas.

4.5 Sharp – Perde pontos por não deixar claro seu posicionamento sobre eliminação de tóxicos e nova legislação de químicos.

3.9 Dell – Fraca no critério de energia, a empresa teve pontos retirados também por não cumprir o prazo de final de 2009 para a eliminação de PVC e BFR. A nova data agora é fim de 2011.

3.5 Fujitsu – A empresa melhorou no ranking por apoiar medidas de redução global de emissões de gases do efeito estufa e por ações mais concretas dentro de casa.  Todos os notebooks e tablets lançados atingiram os últimos padrões requisitados de eficiência energética.

2.5 Lenovo – A posição da empresa permanece a mesma, com pontos perdidos graças ao não cumprimento das metas de eliminação de PVC e BFR até o fim de 2009.

2.4 Microsoft – Perdeu pontos pela falta de adesão a uma nova legislação para o uso de substâncias perigosas.

1.4 Nintendo – A empresa segue no mau exemplo, com nenhum ganho de pontos. 



Postado por: Pedro Albuquerque

quinta-feira, 18 de março de 2010

Mudanças climáticas em pauta no Recife

Notícia importante retirada do blog de Meio Ambiente do Diario de Pernambuco:

A COP-15 passou. Mas os debates sobre desenvolvimento sustentável, legislação e políticas públicas deve continuar. Com esse objetivo, o seminário Pós-COP 15: A Política Nacional de Mudanças Climáticas será realizado no próximo dia 30, no Recife.

No evento, serão discutidos temas como o papel do Brasil no que diz respeito ao desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, redução dos efeitos do aquecimento global provocado pelas emissões de CO2, entre outro temas.

O evento será no Auditório da Fiepe, Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro. Entre os participantes confirmados estão a senadora, ex-ministra do meio Ambiente e presidenciável Marina Silva (PV), a coordenadora do Centro Nacional de Referência em Biomassas (Cenbio), Suani Coelho e o diretor da Fundação Amazônia Sustentável e especialista em Amazônia e mudanças climáticas, Virgílio Viana.

Mais informações com a Academia Pernambucana de Ciências (APC) pelo 81 3231.1711.



Postado por: Pedro Albuquerque

sábado, 13 de março de 2010

Kumi Naidoo no Brasil.

Kumi Naidoo, diretor do Greenpeace internacional, conversou com revista Veja em sua recente visita ao Brasil. Naidoo, Sul Africano, que sempre esteve envolvido em questões socio-ambientais desde os 15 anos, agora fala ao mundo da urgência da mudança de perspectivas e olhares sobre os temas ambientais.

Dentre os assuntos abordados, Naidoo fala sobre a importância da floresta Amazônica para o mundo, e louva aqueles que de alguma forma lutam por ela.
Na entrevista, dividida em três partes, Kumi Naidoo fala sobre a visão do greenpeace em aspectos como o uso de energias limpas, organismos geneticamente modificados e ressalta sobre a criação de uma política efetiva em prol dos oceanos.

Kumi alerta sobre a urgência dos problemas, e fala da necessidade de agirmos agora.

Confira:





Por: Mariana Barbosa

sábado, 6 de março de 2010

Política de Gerenciamento Costeiro em Pernambuco

 Ontem, dia 5 de Março, a Secretaria de Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), realizou uma consulta pública para a criação da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro, que objetiva a aplicação de melhores usos dos rescursos da zona costeira do Estado.

O documento final será apresentado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), no dia 11 de março e levado posteriormente para Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Depois de concluída, a legislação guiará em cada município as regras sobre o espaço público para comércio e edificações, assim como para as áreas de preservação florestal na zona costeira.
Andrea Olinto, coordenadora do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco) explica que o litoral pernambucano é um dos mais densos do Brasil, ocupando um faixa de 187 km de extensão com vinte e um municípios. Outro fator a ser destacado por ela é a grande concentração de atividades econômicas, industriais e de recreação e turismo e conseqüentemente os impactos ambientais gerados por essas atividades.
Hélvio Pólito, Secretário executivo de meio ambiente do Estado, expôs sobre a importância de criação de polítcas públicas, e a  importância desse instrumento para ações futuras, e completou resaltando sobre a importância do trabalho, que deverá ser efetivado através de projetos de lei.

Veja notícia completa aqui.

Por: Mariana Barbosa

sexta-feira, 5 de março de 2010

Oceano borbulhando


O permafrost é um tipo de solo que contém grandes quantidades de gases de efeito estufa, felizmente este solo está congelado durante boa parte do ano em regiões do Ártico e as baixas temperaturas do local impedem que estes gases sejam liberados para a atmosfera... ... ... pelo menos impediam. Cientistas perceberam sinais de liberação de cem a mil vezes acima do normal desses gases na região do permafrost.

Uma notícia trágica para o planeta e uma evidência forte para mudar a cabeça de quem não acredita na urgência climática.

Confira matéria completa da Folha Online que compara o oceano Ártico com um grande copo de água com substância efervescente.



Postado por: Pedro Albuquerque

quarta-feira, 3 de março de 2010

Bom exemplo


Em meio aos dados alarmantes lançados pelo Ministério do Meio Ambiente relacionados ao desmatamento da caatinga (publicado em post anterior no blog), a pernambucana Ana Maria Caldas dá um exemplo "de que cada um pode fazer a sua parte"(como diz a Folha de PE em matéria) ao lançar a campanha "Construa uma Micro Floresta", iniciada por ela mesma sem nenhum incentivo financeiro visando o reflorestamento da área.
"O projeto prova que é possível recuperar uma área desmatada sem muito dinheiro, que é a realidade da maioria das cidades brasileiras", salienta Ana Maria. Segundo o projeto dela, as microflorestas devem ser implantadas em terrenos de dois a quatro hectares de extensão.
A construção das microflorestas poderia ser financiada tanto pelo poder público, com a doação do espaço, quanto pela iniciativa privada, que custearia o valor do adubo, das plantas e de todo o manejo necessário à implantação e cuidado da mata preservada. "Acho que o custo máximo, sem o valor do terreno, não chega a R$ 20 mil. E os resultados vêm rápido, com a volta de animais como pássaros, lagartos e insetos para esses ecossistemas", explica Ana. - Folha de Pernambuco -

O Jornal do Commercio também publicou reportagem sobre a campanha. Para conferir outros detalhes e acompanhar o trabalho de Ana:  http://anamariacaldas.blogspot.com/ .

- Postado por Raquel Lins -

Discutindo a construção de shopping na Tamarineira

A audiência pública que vai examinar o arrendamento do terreno do Hospital da Tamarineira para construção de shopping center na área deverá ocorrer no dia 24 de março, na Câmara de Vereadores do Recife, às 9h. A audiência é uma iniciativa das comissões de Direitos Humanos, Direito do Contribuinte e do Consumidor, presididos pela vereadora Aline Mariano (PSDB) e pelo vereador Daniel Coelho (Partido Verde).

Devem participar da audiência o Ministério Público de Pernambuco, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, os diretores da Santa Casa, a secretaria de Planejamento do Recife, o Cremepe, além de ONGS e representantes da sociedade civil organizada.


- Debate Virtual -

Enquanto isso, alguns blogs locais como o Acerto de Contas (link direto para página que relaciona todos os posts voltados ao assunto) e o Blog de Meio Ambiente do Diário de Pernambuco (Post 1 - Post 2) tem promovido o levantamento de questões acerca do tema e a troca de informações que tentam construir um maior entendimento a respeito dos possíveis transtornos que o empreendimento poderia trazer. Pierre Lucena e André Raboni (redator), criadores do primeiro, no programa de rádio que também desenvolvem, realizaram uma discussão sobre o tema com a presença do deputado Daniel Coelho, durante a qual avaliaram outras construções polêmicas como o Parque Dona Lindu, por exemplo, que segundo as imposições iniciais, deveria ter maioria de área verde (assim como o projeto do shopping apresenta) - o que não se verifica na finalização de sua construção. O download do programa está disponível em formato em formato mp3.

 - Postado por Raquel Lins -

Desmatamento na Caatinga atinge 45,39%



De acordo com notícia publicada pelo Estadão com base em informações da análise de imagens obtidas por satélite do primeiro monitoramento mais detalhado da região realizado pelo Ministério do Meio Ambiente "o desmatamento na Caatinga atingiu 16.576 quilômetros quadrados entre 2002 e 2008, o que corresponde a 11 vezes a área da cidade de São Paulo. Da cobertura original do bioma (considerado o único exclusivamente brasileiro) - que é de 826.411 km² -, 45,39% da área já foi desmatada, o equivalente aos territórios dos Estados do Maranhão e do Rio somados".

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, demonstrou preocupação, ressaltando que "proporcionalmente, o desmatamento destes anos no Nordeste é do mesmo tamanho da devastação da Amazônia, para um bioma que é muito mais vulnerável e será muito mais afetado pelas mudanças no clima."

O uso da mata nativa para fazer lenha e carvão é apontado como uma das principais causas do desmatamento. "O carvão vai para siderúrgicas em Minas Gerais e no Espírito Santo; a lenha é utilizada em polos gesseiros e de cerâmica no Nordeste. Não haverá solução para a defesa da Caatinga sem mudar a matriz energética, sem levar, por exemplo, pequenas centrais hidrelétricas, energia eólica, o gás natural para o polo gesseiro, disse Minc".

A análise dos dados mostra ainda que o perfil do desmatamento da Caatinga é diferente do que ocorre na Amazônia e no Cerrado - é mais pulverizado, o que dificultaria o combate.

- Postado por Raquel Lins -

terça-feira, 2 de março de 2010

Colóquio sobre Sustentabilidade Urbana na UFPE

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE (MDU-UFPE), em parceria com o Instituto de Urbanismo de Paris (IUP), está promovendo esta semana uma série de atividades relacionadas à sustentabilidade das cidades, com destaque para o II Colóquio Franco - Brasileiro sobre a cidade sustentável, na quarta-feira (4), no Centro de Artes e Comunicação (CAC).

A programação pode ser conferida aqui.

- Postado por Raquel Lins -