sábado, 25 de setembro de 2010

Ciclo de palestras encerrado na UFPE

Gostaríamos de agradecer a todas e todos que estiveram presentes no ciclo de palestras organizado pelo grupo local de voluntários. Ficamos muito felizes com a participação de mais de 150 pessoas. 


Não queremos que vocês sejam somente ouvintes. Queremos, e o planeta precisa, que vocês sejam ativistas para frear as mudanças climáticas, que lutem por uma [R]evolução energética, que entrem na onda de proteção dos oceanos e que deixem os transgênicos longe de nosso prato.

Assine a newsletter do Greenpeace para receber informações por email.

Acompanhe o grupo de voluntários pelo blog, twitter, facebook e orkut.

Inspire as pessoas a mudarem seus hábitos e atitudes. Inspire a ação!




Postado por: Pedro Albuquerque

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"O Mundo segundo a Monsanto", filme que denuncia a gigante dos transgênicos

O filme "O Mundo segundo a Monsanto" é tema de hoje dia 24.09.2010 no Ciclo de Palestra promovido pelos voluntários do Greenpeace em Recife. Esse documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Empresa Monsanto.

Local: auditório do CCB na UFPE, acontece as 18:30min.
- Postado por Michelle Carvalho -

Mudanças Climáticas foi tema de ontem

Ontem dia 23.09.2010, o Ciclo de Palestras promovido pelos voluntários do Greenpeace em Recife - que aconteceu na UFPE no auditório do CCB - foi marcado pelo tema "Mudanças Climáticas".

Palestra sobre Mudanças Climáticas - Voluntários do Greenpeace

- Postado por Michelle Carvalho -

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro

Adaptada do site Greeenpeace Brasil em  17 set 2010 às 13:00, por Laura Fuser.

Desde 2000, o dia 22 de setembro é a data mundial para lembrar as pessoas que um estilo de vida com menos poluição, trânsito e menos CO2 é possível. Ou seja, por um dia sem carros. Pois tais veículos de locomoção queimam combustíveis e emitem gas carbônico, aquele famoso gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.

Voluntários em ação no Recife - na entrada da UFPE
A proposta desse dia é, por meio lúdico, estimular formas alternativas de locomoção como: bicicletas e transporte coletivo de qualidade. Outra idéia, é promover ações como caronas solidárias. Para tanto, os voluntários do Greenpeace emitirão multas simbólicas aos veículos, em especial àqueles que têm apenas o motorista, pois assim as emissões de gases provenientes do efeito estufa são mais acentuadas.

- Postado por Michelle Carvalho -

Primeiro dia do Ciclo de Palestras

Nesta terça-feira dia 21/09/2010 deu-se início ao Ciclo de Palestras promovido pelo grupo de voluntários do Greenpeace em Recife. No primeiro dia, o tema proposto foi Oceanos e a palestra foi ministrada pela professora Rosangela Lessa. Amanhã dia 22 - lembrando que é o Dia Mundial Sem Carro - o prof. Heitor Scalambrini Costa irá debater sobre (R)evolução Energética.

Primeiro dia do Ciclo de Palestras

Ainda há tempo para quem quiser participar, porém as vagas são limitadas!
Local: auditório do CCB - UFPE
Período, 21 a 24 de setembro, sempre às 18:30hs
Inscrições através do email gruporec.br@greenpeace.org (Informar: Nome completo e CPF). 

- Postado por Michelle Carvalho -

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Voluntários do Greenpeace em Recife promovem Ciclo de Palestras - começam hoje!



Local: auditório do CCB - UFPE
Período, 21 a 24 de setembro, sempre às 18:30hs
Inscrições através do email gruporec.br@greenpeace.org (Informar: Nome completo e CPF). É necessário para inscrição: Vontade de mudar o mundo e qualquer donativo para as vítimas das chuvas de AL e PE. Obs: Emissão de certificados para os participantes.

- Postado por Michelle Carvalho -

Dia da Árvore

O museu Espaço Ciência oferecerá oficinas em que os visitantes conhecerão a diversidade da flora do manguezal, aprenderão sobre animais que dependem das árvores para sobreviver e compreenderão a importância de plantar árvores.

Data: 21/09/2010 a partir das 08:00
Endereço: Parque 2. Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, CEP 53020560, Olinda, Pernambuco
Autoria: Espaço Ciência
Contato: 81 31835531 ou comunicacaoec@gmail.com
Site: http://www.espacociencia.pe.gov.br/
-Postado por Michelle Carvalho -

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Grupo de Voluntários orienta a população no Dia Mundial de Limpeza de Praia


Hoje, domingo dia 19/09/2010, os voluntários do Greenpeace em Recife estiveram na praia de Olinda –PE, para alertar os banhistas sobre o Dia Mundial de Limpeza de Praia, o qual faz parte do projeto Clean Up the World Weekend (Fim de Semana de Limpeza do Mundo).  

Vale salientar que  que os oceanos são responsáveis por 50% do oxigênio que respiramos. Eles nos fornecem alimentos, energia, água, sal, entre outras matérias-primas importantes, além de meios de locomoção. Como são fundamentais para o equilíbrio climático da Terra, o planeta inteiro sentirá as conseqüências de qualquer mudança marítima. O futuro dos oceanos depende de todos nós e todos nós dependemos dos oceanos.
Resíduos retirados do meio aquático. 

 
A praia de Olinda – trecho na altura do antigo quartel - foi a escolhida pelo grupo, tanto pelo fato de apresentar muito lixo espalhado pelo chão, quanto pelo motivo de haver poucas ações em educação ambiental referentes à coleta do lixo.
 

Lixo encontrado em um trecho da praia.
 

Os voluntários do Greenpeace conversaram e deram algumas orientações aos banhistas e aos barraqueiros, visto que, além da degradação de um bem público, o lixo exposto pode afetar a qualidade do lazer e saúde dessas pessoas.

A propósito, também foi importante alertar a população sobre a probabilidade dos resíduos deixados na praia atingirem os mares durante a preamar: nível máximo de uma maré cheia, algo observado neste local.
  
Conversa com banhistas.
 
Outro aspecto importante foi o relato de um Garí: “coletamos diariamente cerca de dois mil sacos de lixo nesse trecho de praia”. Entretanto, observou-se também que a população sente falta de lixeiras para pôr o material descartado.





- Postado por Michelle Carvalho -

sábado, 18 de setembro de 2010

Dia Mundial de Limpeza de Praia


Neste domingo dia 19 de setembro, voluntários do Greenpeace em Recife estarão na praia de Olinda, na altura do quartel para alertar os banhistas sobre o Dia Mundial de Limpeza de Praia, o qual faz parte do projeto Clean Up the World Weekend (Fim de Semana de Limpeza do Mundo).
Fonte: http://www.praiaseca.com.br/ambiente/cleanday/apresent.htm

O Projeto supracitado é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), nele grupos, organizações e comunidades são incentivadas a limpar praias, rios, lagos e lagoas, e também promover educação ambiental das pessoas.

Participem, vamos entrar nesse multirão, levem seus sacos ou caixas para recolher o lixo!

-Michelle Carvalho-

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PROSA - Projeto de Sensibilização Ambiental

Nesta, sexta feira, dia 17/10/2010  pelo 4ª ano consecutivo, o PROSA organiza um manifesto em prol do Rio Capibaribe. Esse manifesto, para quem não sabe, consiste no recolhimento do lixo que fica na margem do rio, no trecho que fica na rua da Aurora, nas proximidades do cinema São Luís. Todo o lixo captado é exposto na Ponte Duarte Coelho, para chocar os transeuntes e toda população, e tentar sensibilizar a todos a respeito do estado de degradação em que o nosso Capibaribe se encontra. Esse material é pesado e posteriormente recolhido pela Emlurb.



Divulguem, espalhem, chamem todo mundo! Sua presença é fundamental!


- Postado por Michelle Carvalho -

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SETEMBRO - CICLO DE PALESTRAS - GREENPEACE‏ RECIFE

Neste mês, voluntários do Greenpeace Recife promovem ciclo de palestras:


Local: auditório do CCB - UFPE
Período, 21 a 24 de setembro, sempre às 18:30hs

- Postado por Michelle Carvalho -