sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Direto ao ponto

Notícia - 20 out 2010.

Cansados de propostas vagas, ativistas do Greenpeace pedem a Dilma, pessoalmente, que assine compromisso pelo desmatamento zero e pela lei de renováveis.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tentou mais uma vez pintar sua campanha de verde. Nesta quarta-feira (20), no Hotel Nacional, em Brasília, ela assinou o documento “Compromissos de Dilma com o Meio Ambiente”, no qual se compromete a fazer do assunto prioridade do governo, caso seja eleita. Mas ativistas do Greenpeace consideraram o documento vago. Sem rodeios, ofereceram uma caneta à candidata e abriram um banner com uma pergunta direta: “Dilma, desmatamento zero e lei de renováveis: você assina embaixo?”
Ativistas estendem faixas e cobram posição de Dilma. Greenpeace / Felipe Barra
Dilma não assinou, apesar dos conselhos para assinar vindos de Pedro Ivo, assessor de Marina Silva, e do deputado Sarney Filho, ambos do PV e que tinham acabado de declarar apoio à candidata do PT. Irritada, bateu boca com as ativistas do Greenpeace, mas evitou que militantes exaltados partissem para a agressão física.

A candidata se comprometeu com o veto a anistia de desmatadores e com a redução de áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal, propostas de seu companheiro de coligação Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para mudar o Código Florestal. Também afirma que cumprirá as metas de redução de emissão de gases-estufa, assumidas pelo presidente Lula no fim do ano passado na Conferência do Clima.
Porém, ao não assinar, ela contradiz o que ela disse no mesmo local: tolerância zero para desmatador. Agora o Greenpeace espera que a contradição se transforme em afirmação pró-floresta.

“Não queremos um presidente que seja ambientalista desde criancinha, mas que assuma o compromisso e diga com clareza como vai pôr um fim no desmatamento e dar ao país o máximo de participação das energias renováveis em sua matriz energética”, disse Sergio Leitão, diretor de campanhas do Greenpeace. “Essas são apenas duas das principais demandas que o Brasil tem para sair na frente e se tornar uma potência verde no futuro. Vocação nós já temos.”

A ação dos ativistas faz parte da campanha “Vote por um Brasil mais verde e mais limpo”, iniciada este mês pela organização. Diante da apatia dos candidatos em relação aos temas ambientais, o Greenpeace resolveu pedir uma posição mais clara de Dilma Roussef e José Serra (PSDB). Por meio de uma petição online, em uma semana mais de 10 mil pessoas perguntaram aos dois como eles vão garantir que as árvores parem de cair na Amazônia e que fontes limpas como o Sol e o vento entrem de vez na matriz energética do país.

“Os candidatos têm a oportunidade e a obrigação de dizer aos eleitores por qual Brasil eles vão lutar: um verde e desenvolvido ou um devastado e atrasado”, afirma Leitão.

Vote por um Brasil verde e limpo - assine a petição.
Veja no youtube como foi a atividade.
- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

domingo, 17 de outubro de 2010

Eu voto por um Brasil mais verde e limpo


O que o próximo presidente da República fará para garantir um Brasil mais verde e mais limpo? Pergunte a eles e aproveite para avisá-los que o desmatamento zero e um plano para ampliar o uso de fontes de energia limpa terão peso na sua decisão de voto no 2º turno das eleições presidenciais em 31 de outubro. Seja um Ciberativista, clique aqui e  assine a petição.


Você também pode pedir diretamente aos candidatos:
No Twitter
@dilmabr
@joseserra_
No facebook
http://www.facebook.com/dilmabr
http://www.facebook.com/timeserra45


- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

Espaço Ciência é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 17 e 24 de outubro, acontecerá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Em Pernambuco, o Espaço Ciência terá uma programação diversificada com exposições, oficinas, atividades na Trilha Ecológica, mostra de fotos e vídeos. Os interessados podem agendar visita pelo número 3183.5531.

No dia 17, na abertura do evento, Espaço Ciência e parceiros com a Caravana da Ciência levarão ao Museu do Homem do Nordeste exposições itinerantes, demonstrações de ciência e matemática, pesquisa escolar online e diversos experimentos com o objetivo de divulgar a ciência.

A partir do dia 18, no Espaço Ciência, os visitantes participarão de atividades na Trilha Ecológica e das oficinas: Diagnóstico ambiental, Resíduos sólidos, Fogão solar, Foguetes de garrafa PET, Dominó ecológico e Biodiesel: um combustível ecológico.

Desde a criação da SNCT, o Espaço Ciência tem uma programação intensa, tanto na sua sede como em itinerância no interior do Estado. Este ano, o Museu contribuirá para a semana científica da Escola Politécnica de Pernambuco e uma equipe móvel apoiará o evento em Salvador.

PARCEIROS Durante a SNCT, o Espaço Ciência receberá diversos parceiros. No Festival Ver Ciência, acontecerá a exibição de filmes produzidos pela BBC em parceria com o Conselho Britânico e a produtora Andréa Motta. Nos dias 18 e 19, o Parque Dois Irmãos traz ao Espaço Ciência uma exposição fotográfica dos animais do horto. No dia 20, a Aldeia Bonsai ensinará aos visitantes sobre o cultivo, poda e cuidado das plantas bonsai. A CELPE, no dia 21, também participará com a exposição Eficiência energética para o caminho da sustentabilidade, mostrando alternativas corretas para utilização da energia elétrica no ambiente domiciliar.

O Museu também receberá trabalhos artísticos elaborados por estudantes e docentes de biologia de escolas públicas e da UPE, coordenados pela professora e geneticista Rita Moura. A Exposição Ciência e Arte traz ao público um novo olhar da biologia com enfoque na genética.


- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ação Mundial Pelo Clima em Recife

Ontem dia 10/10/2010, ativistas e voluntários de várias instituições fizeram um protesto e posaram durante a realização de um FLASH-MOB. A ação aconteceu no Marco Zero - Recife Antigo - por volta das 16h15min até as 17h15min e foi parte da campanha 10:10, Dia de Ação Global por Soluções Climáticas, promovida pela 350.org em mais de 188 países. Pedimos a redução da emissão de CO2 para 350ppm - cientistas consideram que esse é o limite de segurança para atenuar os atuais fenômenos provocados pelo processo de mudanças climáticas -. Atualmente as emissões desse gás estão em aproximadamente 390ppm fato que acentua o processo supracitado.

Foto: Lídia Marques - Articulação Verde Choque

Estiveram presentes além dos voluntários do Greenpeace, as Loucas da Pedra Lilás, Movimento Salve Maracaípe, representantes do "Eu quero nadar no Capibaribe" e  PROSA: Projeto de Sensibilização Ambiental, entre outros. Os voluntários do Greenpeace seguravam faixas que diziam: "NÃO ESTAMOS PEDINDO MUITO, É SÓ SALVAR O PLANETA".
 
- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

Seminário Mudanças Climáticas e Desastres no Nordeste



Próximos dias 13 e 14 acontecerá no Auditório do SENAI, em Santo Amaro, Recife (PE), o Seminário Mudanças Climáticas e Desastres no Nordeste. O evento tem como foco discutir sobre as enchentes ocorridas em Junho deste ano, na Mata-Sul do Estado. A atividade coincide com o Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastres. O Seminário é promovido pela Oxfam GB, Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Diaconia e Fase e recebe o apoio da Save The Children e Visão Mundial.
- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ação 350 - Soluções para o Clima

Cientistas apontam que estamos produzindo cerca de 387 milhões de ppm (partes por milhão) de CO2. Sabe-se que esse gás contribui para o efeito estufa,  fenômeno que acentua o aquecimento do planeta. Atualmente considera-se que o limite superior de segurança para a quantidade de CO2 na nossa atmosfera deveria estar em torno de 350 ppm. Devido a essa realidade, no dia 10/10/2010 haverá uma ação mundial pelo clima, a fim de alertar para o que aponta o gráfico abaixo: 

Fonte: http://www.350.org/pt/ci%C3%AAncia-de-350
Vale salientar que o CO2 é um gás extremamente necessário para a fotossíntese, bem como para o equilíbrio do clima da Terra. A problemática atual ocorre devido ao excesso desse gás na atmosfera. Logo, essa ação busca alertar as pessoas a respeito da necessidade da minimização dos danos ocasionados pelos excedentes do CO2.

Em Recife a ação acontecerá por volta das 16hs no Marco Zero (Recife Antigo).



-Postado por  Michelle Carvalho -

II Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco

Entre os dias 25 e 27 de otubro acontece em Recife o II Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco.

Informações sobre inscrição e programação: http://minerva.ufpel.edu.br/~blima.faem/index.htm

- Postado por Michelle Carvalho -