sexta-feira, 23 de agosto de 2013

VOLUNTÁRIOS GREENPEACE RECIFE



As florestas são fundamentais para assegurar o equilíbrio do clima, a conservação da biodiversidade e o sustento de milhões de pessoas que dela dependem diretamente para sobreviver. No Brasil elas são responsáveis por grande parte das chuvas que irrigam nossas plantações e que abastecem nossos reservatórios de água.


“Proteger nossas florestas é, antes de tudo, proteger a vida. Milhões de espécies – incluindo nós, humanos – dependem dela direta e indiretamente para viver”






O Grupo de Voluntários Greenpeace Recife estará nos próximos dias 06 e 07 de Setembro de 2013, a partir das 18:00 horas, na Praça do Carmo, Olinda-Pernambuco.

Nesses dias também estará acontecendo a MIMO, Mostra Internacional de Música de Olinda, acontece nas igrejas, museus, monumentos, teatros e espaços público de Olinda. A Programação conta com palestras, um festival de cinema e concertos, trazendo artistas como Gilberto Gil, Nelson Freire entre outros nomes importantes do cenário nacional e internacional.


A população está convidada para Conhecer a campanha pelo desmatamento zero, que visa a reunir o apoio de milhões de brasileiros para a aprovação de uma lei de iniciativa popular pelo fim do desmatamento.

Estaremos esperando por você para entrar no nosso time pelo Desmatamento Zero, leve uma camisa branca ou verde e seja mais um na equipe, vamos pintar camisas. levem também alimentos não perecíveis, ração de gato ou cachorro, para doações.







Compartilhe com seus amigos e compareça.
Plante uma árvore...
Rege amor...
Colha bons frutos.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Dicas de reciclagem:

Pneus usados


O pneu é um produto amplamente utilizado e seu uso aumenta a cada dia, acompanhando o avanço das indústrias automobilísticas. Porém o seu descarte de forma incorreta pode trazer diversos prejuízos para o meio ambiente, visto que este demora mais de 600 anos para se decompor. Os pneus quando entram em combustão também podem contaminar o ar com diversos poluentes nocivos aos seres vivos, por isso, encontrar um destino adequado para o produto é importante.
A reciclagem de pneus usados é realizada com grande eficiência no Brasil, uma vez que é protegida por leis que existem há mais de 13 anos, mas o produto também pode ser aproveitado em diversas atividades artesanais resultando em materiais que voltam a ser úteis de maneira sustentável e econômica.
Conheça algumas opções de reciclagem artesanal de pneus usados:

Mini Jardim

Com uma simples pintura em tinta látex e uma sobreposição de pneus você constrói um mini-jardim e pode plantar flores, temperos e outros vegetais. Utilize menos pneus para enfeitar ambientes menores. Obs.: O fundo deve ser tampado com algum material (bacias plásticas ou recipientes que são utilizados embaixo dos vasos comuns de plantas), faça furos para que haja escoamento.
Jardim feito com pneus
Foto: Climex

Puff

Utilize dois pneus pintados com látex e um estofamento, e produza puffs para diversos ambientes. Os pneus podem ser utilizados de diversas maneiras e em quantidades diversas para inovar na criação. Por exemplo, com três colunas de pneus acoplados se forma um puff grande que pode ser utilizado no lugar de um sofá.
Puff com pneu

segunda-feira, 12 de agosto de 2013




Ponto verde
Data: 18/08/2013 (Domingo)

Local: Recife Antigo (Prox. Marco Zero)
Horário: 10h ás 12h


quarta-feira, 7 de agosto de 2013


Como descartar corretamente

 o lixo tóxico?

Todo lixo que produzimos atualmente pode ser direcionado para a reciclagem e assim evitar que seja descartado em lixões e aterros onde podem causar danos ambientais e perigos à saúde. Porém, para fazer o correto descarte do nosso lixo é necessária a correta separação dos resíduos, pois, se misturados, eles não podem ser reciclados.
coleta seletiva
O lixo tóxico é um dos mais perigosos, pois contém substâncias nocivas e propriedades químicas. Os resíduos liberados por esse tipo de lixo podem se acumular nos primeiros níveis das cadeias e teias alimentares, podendo extinguir espécies e ainda causar gravíssimos problemas de saúde nos humanos.
Mas quais são e como podem ser descartados? Separamos abaixo os principais resíduos tóxicos e sua destinação, confira:














Pilhas e baterias: Independentemente do tipo ou do tamanho, elas possuem os metais cádmio, chumbo e mercúrio. Para descartá-las, envolva a pilha ou a bateria em um saco plástico, separando-o do lixo comum, e deposite em postos de coleta específicos. Se preferir, devolva-os à loja em que você comprou ou outros estabelecimentos.
Óleo de cozinha: Se descartado na pia, o óleo pode cair em rios e córregos, impedir a entrada de oxigênio e luz na água, ocasionando a morte de peixes e plantas. A solução é coletá-lo em uma garrafa e, quando estiver cheia, direcioná-la aos postos de coleta autorizados ou produzir sabão caseiro.
Eletrônicos e eletrodomésticos: Esses metais pesados contêm cádmio, chumbo e níquel e são altamente tóxicos. Além desses, outros materiais, como plástico, vidro e borracha, que também compõem esses aparelhos, demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente, além da presença do CFC, um gás tóxico usado no processo de refrigeração que destrói a camada de ozônio. Para descartá-los, entre em contato com o fabricante e se informe como retornar o produto para ele.
Remédio
Foto: Pixabay
Remédios: Esse tipo de produto contém substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água quando jogado nos aterros sanitários. O descarte dos medicamentos vencidos deve ser feito, de preferência, com a própria embalagem e levados em centros de Atendimento Públicos de Saúde ou farmácias.
Lâmpadas: Armazenado dentro da lâmpada, o mercúrio é um metal tóxico. Quando a lâmpada queima, esse metal se dispersa, impregnando os materiais sólidos e ficando protegido apenas pelo vidro, que passa a ter resíduos tóxicos capazes de contaminar o solo e a água. Procure colocar as lâmpadas em caixas fechadas e separadas do lixo comum e procure um posto de coleta específico.
Plante uma Árvore.
www.Desmatamentozero.org.br