sábado, 12 de outubro de 2013

Cadê o Plano de Mobilidade Urbana?

O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento da mobilidade de uma cidade e tem como principais objetivos promover o deslocamento das pessoas e bens,  e a integração entre os diversos meios de transportes, com prioridade para o transporte público e os meios não motorizados (pedestres e ciclistas), além de reduzir o isolamento da população.

Todos os municípios que possuem mais de 20 mil habitantes, de acordo com o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, devem elaborar esse Plano até 2015, com risco de penalidade prevista. 

Em 2011, foi entregue à Câmara Municipal de Recife o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana, porém, o projeto foi retirado para adequação após sofrer mais de 50 emendas.

A campanha Cadê o Plano de Mobilidade Urbana?, criada pelo Greenpeace, incentiva que os cidadãos acompanhem e participem da elaboração do Plano de suas cidades, além de reverem seus hábitos cotidianos. Para que todos participem, o Greenpeace oferece aos cidadãos um site que contém, além de informações sobre o tema, um panorama de como estão sendo construídos os Planos de Mobilidade Urbana das capitais brasileiras, além de um guia prático de como participar ativamente e como cobrar ações efetivas.

Acesse o site abaixo e envie um e-mail para o nosso prefeito:
http://www.greenpeace.com.br/cade/


                                                                                                                                                                                                                         Postado por: Ana Raphaela Costa.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prisão dos ativistas na Rússia

Um grupo de vinte e oito ativistas do Greenpeace Internacional e dois jornalistas estão presos na Rússia suspeitos de pirataria. Entre eles está a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, de 31 anos.





Entenda o caso.
A Gazprom, uma gigante petrolífera, que tem um longo histórico de vazamento na Rússia, se uniu a Shell para que juntas pudessem explorar o Ártico em busca de petróleo. O problema é que o Ártico é um ecossistema muito frágil e qualquer vazamento de petróleo seria devastador, sendo praticamente impossível reverter os impactos.

 Por isso, no dia 18 de setembro, fizemos um protesto pacífico contra a plataforma de petróleo da Gazprom. Dois ativistas tentaram escalar a lateral da plataforma para estender um banner e chamar atenção para os riscos dessa exploração na região. Eles foram presos. 
No dia seguinte, a guarda costeira russa ocupou ilegalmente o navio Arctic Sunrise, que se encontrava em águas internacionais, e prendeu toda a tripulação. Desde a ocupação ilegal, os 30 tripulantes do navio ficaram presos aguardando a investigação.
Vinte e três tripulantes foram acusados de pirataria. A situação é tão absurda que o próprio presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma declaração pública sobre o assunto: “É absolutamente evidente que eles não são piratas”, disse ele no dia 25 de setembro, durante um fórum internacional sobre o Ártico. 
O diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, também afirmou que “qualquer alegação de que estas pessoas são piratas é absurda e abominável. Isso é absolutamente irracional e tem como objetivo nos silenciar. Mas não nos intimidaremos.” 

Sabe o que você pode fazer para ajudar os ativistas? Mande um email à embaixada russa pedindo a libertação deles.
Acesse: bit.ly/LibertemOs30.


fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

                                                                                   Postado por: Ana Raphaela Costa.