sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Paul McCartney escreve a Putin para pedir a libertação dos ativistas presos na Rússia.

"A carta de Sir Paul é um apelo extraordinariamente belo de um  dos ícones mas famosos do século XX, e foi enviado diretamente ao próprio presidente Putin.  Sabemos que alguns dos 30 do Ártico podem escutar um rádio em suas celas e alguns deles são, sem dúvida, admiradores dos Beatles, assim que essa notícia será música para seus ouvidos. Sir Paul é enormemente respeitado na Rússia,por isso, espero que a sua carta faça com que os trinta homens e mulheres corajosos voltem logo para suas famílias." Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace.


Nesta quinta-feira, Paul McCartney publicou uma carta que enviou para Vladimir Putin, pedindo pela liberação dos 28 ativistas e 2 jornalistas, do Greenpeace, presos na Rússia, que estão sendo acusados de pirataria e vandalismo, após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico.

A carta foi escrita em 14 de outubro e Paul a publicou um mês após. Nela, o músico refere-se ao absurdo das acusações que os 30 do Ártico enfrentam, tendo em conta o caráter não violento das ações do Greenpeace.

"Caro Vladimir,

Espero que essa carta o encontre bem. Agora, mais de dez anos desde que toquei na Red Square, ainda penso muita coisa sobre a Rússia e os russos.

Estou escrevendo para você sobre os 28 ativistas do Greenpeace e os 2 jornalistas detidos em Murmansk. Espero que você não se oponha ao que falarei sobre o caso deles.

Eu ouço pelos meus amigos russos que os manifestantes estão sendo retratados como anti-Rússia e que eles ameaçaram a segurança das pessoas que trabalhavam na plataforma de petróleo do Ártico.

Estou escrevendo para assegurar a você que o Greenpeace que conheço certamente não é uma organização anti-russa. Na minha experiência, eles tendem a aborrecer todos os governos! E eles nunca pegaram dinheiro de qualquer governo ou corporação em qualquer lugar do mundo. E, acima de tudo, eles são pacíficos. Na minha experiência, não violência é uma parte essencial de quem eles são.

Eu vi que você mesmo disse que eles não são piratas - bem, isso é algo que qualquer um pode concordar. Tão importante quanto isso, eles não acham que estão acima da lei. Eles dizem que irão responder por aquilo que fizeram, então poderia haver uma maneira de sair dessa, que beneficie a todos?

Vladimir, milhões de pessoas em dezenas de países ficariam muito agradecidas se interviesses para por fim nesse assunto. Entendo que os tribunais russos e a presidência russa são separados. No entanto, me pergunto se podes usar toda a influência que tens para reunir os detentos com suas famílias?
  
Há 45 anos escrevi uma canção sobre a Rússia para o White Album, na época onde não era moda para os ingleses dizer coisas boas sobre seu país. Essa canção tinha uma das minhas frases favoritas dos Beatles: 'Estive longe por tanto tempo que eu mal conhecia o lugar, caramba, é bom estar de volta em casa.'  Poderia fazer que isso se tornasse realidade para os prisioneiros do Greenpeace?

Espero, quando nossas agendas permitirem, que nós possamos nos encontrar em Moscou.

Atenciosamente,

Paul McCartney"
(Tradução livre)

Desde que o Arctic Sunrise foi capturado, há oito semanas, o apoio mundial pela liberação dos 30 foi crescendo. Líderes mundiais como a presidente de Brasil, Dilma Roussef , a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro ministro britânico, David Cameron, expressaram sua preocupação pelos prisioneiros. Onze ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, como o arcebispo Desmond Tutu, Aung San Suu Kyi e Lech Walesa, também se solidarizaram com os detentos. Além disso, mais de 2 milhões de pessoas já enviaram cartas e e-mails pedindo a liberação dos 30 do Ártico.

Faça parte dessa corrente. Ajude a libertar nossos ativistas enviando um e-mail à Embaixada Russa, clique aqui

                                                                                                                                                        Postado por: Ana Raphaela Costa
Fonte: www.greenpeace.org/argentina/es; http://www.paulmccartney.com/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dia de ação global em apoio aos 30

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Recife estará no dia 16 de novembro,  das 16:00 às 19:00 horas na Praça do Carmo, em Olinda, realizando uma atividade de apoio aos 28 ativistas e 2 jornalistas que permanecem presos na Rússia.

Estaremos esperando por você para entrar no nosso time, leve uma camisa branca ou verde.


Junte-se a nós no apoio aos nossos amigos.




Compartilhe com seus amigos e compareça.