domingo, 27 de junho de 2010

O Brasil que eu vejo…é insustentável‼

Adaptação da letra da música "Carta ao presidente" - Marcelo D2

O Brasil quer mudar, crescer, desenvolver, pacificar, com uma justiça social e ambiental que tanto alguns tentam conquistar. Se em algum momento algum político conseguiu despertar a esperança. O final da historia é uma lambança. Nosso povo constatará em mais um ano eleitoral que promessas não faltarão, e a corrupção continua alta.
Eu não venho por meio desta com protestos destrutivos, e muito menos apelos ambientalista. Ao contrário, apesar de sofrimento injusto, o que já está ocorrendo em Suape – PE, o que querem fazer com o Código Florestal e a construção da Usina de Belo Monte (… de bosta!) é desnecessário.

Colapso? Ignorância? Ou Subdesenvolvimento do Regresso e da Desordem?
Não somos fãs de canalhas.
Terra para o povo e não me venha com migalhas.
Soberania pais, Da onde vêm essas idéias?
E o tal desenvolvimento econômico, e a sustentabilidade dita na COP-15?
Pra mim, só miséria!

Déficit habitacional.
É favela pra todo canto.
Me lembro de uma reforma agrária
Que assegurasse a paz no campo e nas florestas.

Quando você diz justo, vem de justiça, não é?
Como vamos manter a calma se a justiça é só para a ralé?
Como você disse: Eu quero a verdade completa. Como todos os brasileiros querem a verdade completa. Qual a verdadeira intenção do Brasil querer mudar o Código Florestal? Ter tecnologia em pró de uma fonte energética totalmente suja – como a NUCLEAR? E, por que construir Belo Monte?

Aliás, o Brasil possui potencial enorme em fontes energéticas alternativas, como a Eólica, Solar, Biomassa entre outras… e, por que não investir nelas?

Falando em segurança… Que segurança que o governo tem a oferecer à sociedade brasileira?
Aí só pode estar de brincadeira.
Mas cá entre nós, na verdade, quer saber?
O que todo brasileiro quer é mudar pra valer. Sentimento predominante entre as classes ainda é… Qual seria a diferença do Luiz pro José?

Eu sei, ninguém precisa te ensinar a importância do controle da inflação.
Mas o Brasil solidário, justo e com uma visão de desenvolvimento sustentável, não apareceu aqui ainda. Minha mãe sempre dizia que o exemplo vem de cima
E agora Silva, você tá em cima.

Uma vida sindical bonita, ao lado dos trabalhadores.
Nunca se esqueça! ao lado dos trabalhadores.
Parece que a economia é o mal da nação,
Mas ao meu ver, o mal tá na corrupção.

Não tem dinheiro pra educação, segurança,
saúde então, nem se fala.
Enquanto isso neguinho tá carregando dinheiro na mala.

As cadeias estão cheias de pretos e nordestinos como nós.
Mas os verdadeiros criminosos são os que têm a voz.

Se você não sabia de nada,
Então não está fazendo teu trabalho direito.
Afinal de contas, você é o presidente eleito!

Volto a dizer:
O “sacrifício” continua dos mais necessitados.
Que ainda andam esquecidos e colocados de lado.
O que nos move aqui
É a certeza que o Brasil é bem maior do que isso.
Quando precisar dos que querem o bem
Estamos aí, prontos pro serviço.

Desculpa se eu entendi algo errado, ou expressei algo errado.
Mas estas aqui são as minhas palavras,
Ou melhor, as palavras daqui de casa.

Família brasileira,
Honesta e trabalhadora.
Como quase todas: Honesta e trabalhadora.

Sem mais delongas,
Não repare o sorriso amarelo,
Um abraço do ainda amigo.
Marcelo.


- Postado por Rodriggo Mozart e Raquel Lins -

sábado, 26 de junho de 2010

Ecotelhados - A onda dos telhados verdes

- Reportagem do site O Eco diz que telhados verdes são boa solução para cortar consumo de energia e garantir temperaturas amenas -

"Temperaturas mais amenas no verão e no inverno, isolamento acústico, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuição da quantidade de água escorrendo pelas ruas em dias de chuva forte, ar menos poluído. Essas são as vantagens de instalar, no alto de casas e prédios, os chamados telhados verdes – que são canteiros produzidos especialmente para essa área da edificação. A ideia não é nova, afinal já no século XIX eram comuns as cabanas feitas com teto coberto de gramíneas nos Estados Unidos. Desde a década de 1960, a Europa também adotou a moda. Mas há poucos anos ela começou a se espalhar de verdade e ganhar terreno nas grandes cidades, locais que mais lucram com essa iniciativa".

Confira aqui a matéria completa.

- Postado por Aline MesquitaRaquel Lins -

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mudar o Código dá azar pra seleção



Bem no meio da copa do mundo de futebol a bancada da motosserra quer derrubar as nossas florestas. Vamos provar que mesmo torcendo pra seleção estamos de olho nas manobras do homem-motosserra. Envie um email para o presidente da câmara e exija que o projeto não entre em pauta antes das eleições

Colocamos a bandeira do Brasil em carros e janelas em época de copa. O verde da bandeira é das florestas. Mostre todo seu orgulho das florestas brasileiras em pé!



Postado por: Pedro Albuquerque

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desastre ambiental no Golfo do México


Escrito por: Nelson Noveli - voluntário do grupo de Recife

Após acompanhar dia a dia, e passo a passo sobre o maior desastre, crime, catástrofe, estocásticidade gerada aos oceanos desde que me percebo como um amante ao mundo azul e salgado... e depois de assistir a um documentário sobre, resolvi dividir um pouco da angústia de ver uma imensidão complexa e perfeita, que atravessa seu aniversário (dia 08 de junho, dia dos oceanos), de uma forma sofrida e agonizante.

No dia 21 de Abril de 2010 ocorreu o maior vazamento de petróleo da história. Estima-se que o vazamento diário no início do acidente foi de 9,5 milhões de litros (60 mil barris), atualmente (sim, ainda está vazando) esse número caiu para “somente” 15 mil barris, ou 2,5 milhões de litros de petróleo.

Para se ter idéia da "coisa", seguem algumas das informações ocorridas: As equipes de resgate estavam a 160 km de distância da plataforma, era possível ver o incêndio a 145 km de distância. Os pilotos dos helicópteros de salvamento sentiam o fogo através da fuselagem das aeronaves. 11 pessoas morreram, 115 foram resgatadas. Uma empresa terceirizada da Holanda foi contratada para apagar o incêndio e salvar a plataforma, mas não conseguiu, quando chegou nos EUA, a plataforma já havia afundando.

E ai? (...)

O acidente continua, a mancha a cada dia só tende a aumentar, mais e mais... tentativas diversas de estancar o vazamento. Frustradas.

A empresa responsável pela plataforma aceitou pagar os custos de limpeza do vazamento de óleo que atinge a região do Golfo do México além do limite de responsabilidade de U$ 75 milhões determinado pela lei americana atual.

Mas, custos de limpeza, devolvem saúde aos oceanos?

Peixes, corais, aves marinhas, tartarugas, tubarões, costões rochosos, crustáceos... é, tamos falando de fauna, natureza, ambiente, ciclos ecológicos, ecossistemas.. e isso? Se devolve aos mares? Quem vai arcar com estas consequencias? Isto não se restitui com dinheiro em espécie.

A cena é clara, real. Não dá tempo de ficar com as mãos atadas, pensando ou idealizando!

A saúde dos oceanos, é a sua também. Somos um só planeta, um só lugar, um só meio.

Faça sua parte, conserve os oceanos! Respeite esse maravilhoso mundo azul. Fazendo sua correta atitude de cidadão.



Postado por: Pedro Albuquerque

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Campanha "Um Milhão de Árvores em Pernambuco"


Plantar Um Milhão de Árvores em Pernambuco. Este é o objetivo da Campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, realizada por diversas organizações da sociedade civil em todo o estado e coordenada pelas instituições Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga. A campanha convida a população urbana e rural de Pernambuco a atingir a meta em um ano, a partir do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2010, comemorado anualmente no dia 05 de junho.

A intenção é estimular o população do estado a plantar suas próprias árvores. Fazendo mutirões com a vizinhança, nas escolas, nos seus locais de trabalho, nos quintais das suas casas. Trazendo mais sombra, alimento e um clima em equilíbrio para todos. Espaços de interação para os participantes foram criados na internet, como o blog www.plantemaisarvores.wordpress.com e um perfil no twitter: @maisarvorespe - neles será possível deixar comentários contando sua experiência.

Lembrando também que cidadãos recifenses podem solicitar a prefeitura o plantio de árvores através dos telefones 3232-4218 e 156.

- Postado por Raquel Lins - 

domingo, 6 de junho de 2010

Discutindo o Plano Municipal de Enfrentamento das Mudanças Climáticas

Nesta terça, a partir das 9h, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, haverá debate sobre o plano municipal de enfretamento das mudanças climáticas. Será uma sessão especial, convocada pelo vereador Luciano Siqueira (PCdoB).

 
Crédito: Blog de Ciência e Meio Ambiente - JC.

                - Postado por Raquel Lins -

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Venha torcer pelo time das florestas!

É em clima de Copa do mundo e de eleições que o Greenpeace vai pras ruas na semana do meio ambiente. Acontecerá em Aldeia uma partida de futebol Bancada da Motosserra F.C. X Florestas F.C.

As duas equipes fazem mistério sobre as escalações. Informações de bastidores afirmam que o Bancada da Motosserra F.C. promete entrar em campo com uma linha ofensiva forte com Aldo Rebelo, Kátia Abreu e Valdir Colatto com suas motosserras movidas a combustíveis fósseis. O ponto fraco desta ofensiva é que eles não tem muita coerência e organização com relação ao futuro do planeta e prometem acabar com o Código Florestal antes das eleições.

Já o time do Florestas F.C. enfatiza que o mais importante nessa batalha é a união de sua equipe e sua torcida apaixonada de milhões de brasileiros que prometem não parar de gritar o jogo inteiro: "Guerreeeeeeeiroooooooooosss... Guerreeeeeeeiroooooooooosss... Guerreeeeeeeiroooooooooosss... time de Guerreiros do Arco-íris"

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris." Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.

 
Participe junto ao grupo de voluntários do Greenpeace dessa partida no dia 6/6 no Clube de Campo dos Bancários, km 14,5 Estrada de Aldeia, a partir das 10 da manhã. O Florestas F.C. precisa do seu apoio!




Postado por: Pedro Albuquerque