segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Grupo de Voluntários orienta a população no Dia Mundial de Limpeza de Praia


Hoje, domingo dia 19/09/2010, os voluntários do Greenpeace em Recife estiveram na praia de Olinda –PE, para alertar os banhistas sobre o Dia Mundial de Limpeza de Praia, o qual faz parte do projeto Clean Up the World Weekend (Fim de Semana de Limpeza do Mundo).  

Vale salientar que  que os oceanos são responsáveis por 50% do oxigênio que respiramos. Eles nos fornecem alimentos, energia, água, sal, entre outras matérias-primas importantes, além de meios de locomoção. Como são fundamentais para o equilíbrio climático da Terra, o planeta inteiro sentirá as conseqüências de qualquer mudança marítima. O futuro dos oceanos depende de todos nós e todos nós dependemos dos oceanos.
Resíduos retirados do meio aquático. 

 
A praia de Olinda – trecho na altura do antigo quartel - foi a escolhida pelo grupo, tanto pelo fato de apresentar muito lixo espalhado pelo chão, quanto pelo motivo de haver poucas ações em educação ambiental referentes à coleta do lixo.
 

Lixo encontrado em um trecho da praia.
 

Os voluntários do Greenpeace conversaram e deram algumas orientações aos banhistas e aos barraqueiros, visto que, além da degradação de um bem público, o lixo exposto pode afetar a qualidade do lazer e saúde dessas pessoas.

A propósito, também foi importante alertar a população sobre a probabilidade dos resíduos deixados na praia atingirem os mares durante a preamar: nível máximo de uma maré cheia, algo observado neste local.
  
Conversa com banhistas.
 
Outro aspecto importante foi o relato de um Garí: “coletamos diariamente cerca de dois mil sacos de lixo nesse trecho de praia”. Entretanto, observou-se também que a população sente falta de lixeiras para pôr o material descartado.





- Postado por Michelle Carvalho -

Nenhum comentário:

Postar um comentário