quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Inaugurado o Centro de Energias Renováveis da UFPE

Foi inaugurado, na manhã de anteontem (20), o Centro de Energias Renováveis (CER) da UFPE. Na solenidade, estavam presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Anderson Gomes.

O CER, um dos mais importantes centros de energia renovável do País, concentrará as atividades nas áreas de energia solar e eólica, nas quais a UFPE ocupa posição de liderança em pesquisas.

A estrutura conta com laboratórios, salas para professores, pesquisadores e estudantes, além de auditório. No local, será possível desenvolver pesquisas visando a novas tecnologias e formar mão de obra especializada. 

O projeto recebeu R$ 2 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia para construção das 20 salas de estudo, dos seis laboratórios e do auditório. O prédio, idealizado por Roberto Montezuma em 2002, possui características bioclimáticas que valorizam a ventilação natural e dispensam uso de ar-condicionados mesmo ao meio-dia, horário em que a solenidade se encerrou. Além disso, serão instaladas placas para captação de energia solar no teto do centro com parte dos R$ 5 milhões investidos em aparelhagem técnica.

Créditos: ASCOM UFPE.

-Postado por Raquel Lins -

Nenhum comentário:

Postar um comentário