sábado, 29 de maio de 2010

Mais uma vitória sobre o Homem-motosserra!

Foto: Homem-motosserra tentando convencer a população a desmatar mais. Não convenceu ninguém!


Neste sábado, dia 29 de maio, o homem-motosserra mais uma vez foi vencido pelo grupo de voluntários do Greenpeace em Recife, a atividade aconteceu no Parque da Jaqueira, onde o grupo de voluntários se reuniu com o objetivo de arrecadar assinaturas contra a bancada da motosserra, que juntamente com o vilão o HOMEM-MOTOSSERRA, querem alterar o Código Florestal, que define áreas de reserva legal e preservação permanente.

Isso tudo acontece em mais um ano de eleição, então fiquem de olho no posicionamento de seus candidatos e peça ao Dep. Aldo Rebelo, autor das alterações no Código Florestal, que deixe nossas florestas quietas, EXIJA DESMATAMENTO ZERO



Postado por: Renato Souza

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bancada da motosserra isolada

Ambientalistas, movimentos sociais, pequenos agricultores, cientistas... Ninguém quer mudança no Código Florestal. Só a bancada da motosserra mesmo. O deputado Valdir Colatto até falou que já estava tudo certo para as mudanças serem votadas no mês de junho e saiu como mentiroso, segundo o presidente da câmara. Onde está o apoio da bancada da motosserra?



Cientistas criticaram na Câmara, em debate com deputados da Frente Parlamentar Ambientalista realizado na quarta-feira, as propostas de mudanças no Código Florestal (Lei 4.771/65) em análise na Casa. O doutor em ecologia de paisagens e professor da Universidade de São Paulo (USP) Jean Paul Metzger apresentou um estudo científico sobre pontos em análise na possível reformulação do código. Ao contrário do que propõe o setor do agronegócio, ele defendeu, por exemplo, o aumento da largura das áreas de proteção permanente (APPs) ao longo de rios dos atuais 30 metros para, pelo menos, 100 metros.

Segundo ele, só assim as APPs vão contribuir para a conservação ambiental. Metzger também criticou as propostas de flexibilização do código no que diz respeito à possibilidade de junção das APPs com as áreas de reserva legal, a fim de liberar mais espaço para a expansão agrícola. "Do ponto de vista biológico, isso é um absurdo, porque essas duas áreas têm funções totalmente distintas. As APPs protegem solos, recursos hídricos e áreas sensíveis, basicamente, enquanto a reserva legal tem uma função muito mais de proteção da biodiversidade e de uso sustentável de recursos naturais. Não se deve misturar essas duas coisas", ressaltou.

O doutor em ciências agrárias e professor da USP Gerd Spavorek defendeu a manutenção da atual legislação ambiental. Segundo ele, o Código Florestal pode ser aplicado de forma ainda mais rigorosa sem atrapalhar os interesses do agronegócio.

Na avaliação do coordenador da frente parlamentar, deputado Sarney Filho (PV-MA), as opiniões desses especialistas deram um novo enfoque à análise dos argumentos que os ruralistas vêm apresentando como base científica para mudar a legislação.

Debate ampliado
O subprocurador geral da República Mário Guise reclamou que algumas áreas científicas ficaram de fora dos debates em torno de mudanças no código: "Há uma certa tendenciosidade no processo de coleta de informações para subsidiar a reformulação do código. É preciso ouvir os biólogos, que vão dizer o tamanho das áreas que precisam ser preservadas."

O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) também defendeu a ampliação do debate. “É fundamental ouvir o mundo científico, o Judiciário e o Ministério Público, sugeriu.

Uma comissão especial da Câmara analisa propostas de mudanças ou de revogação do Código Florestal. A frente parlamentar quer demonstrar, no entanto, que é possível produzir e preservar o meio ambiente mantendo o respeito a essa legislação.



Postado por: Pedro Albuquerque

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vamos plantar árvores todos os dias!!

O Clickarvore é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Grupo Abril e conta com a participação de uma ampla rede de parceiros, tais como viveiros de mudas, ONGs, academia, empresas patrocinadoras e, principalmente, internautas e proprietários de terras do Bioma Mata Atlântica.


Aqui  você planta árvores diariamente, cada dia temos direito de plantar uma árvore, vale muito a pena galera!! Vamos participar e ajudar nosso planeta.
 
Acessem o link e participem: http://www.clickarvore.com.br/




                                                                                                             Postado por: Rafaella Pontes

domingo, 23 de maio de 2010

Atividade em Dois Irmãos cancelada

Antes de tudo pedimos desculpas. Hoje a atividade do Código Florestal que estava marcada na praça de Dois Irmãos foi cancelada.

Não teremos atividade pública hoje, mas você pode nos ajudar assinando e divulgando a ciberação que pede para o Dep. Aldo Rebelo deixar as florestas em paz

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Aldo-Rebelo-deixe-as-florestas-em-paz/


Nos próximos finais de semana estaremos nas ruas.

29/05 - 09:00 ás 12:00 - Parque da Jaqueira

30/05 - 16:00 ás 19:00 - Marco Zero






Postado por: Pedro Albuquerque 

sábado, 22 de maio de 2010

Homem motosserra tenta por abaixo coqueiros de Boa Viagem



O homem motosserra e os voluntários do Greenpeace em Recife foram para o calçadão de Boa Viagem hoje. A atividade acontece devido a ofensiva da bancada da motosserra para alterar o Código Florestal brasileiro, um conjunto de leis que define, entre outras coisas, as áreas de reserva legal e preservação permanente.

Tudo isso para acontecer em ano eleitoral. Será que os deputados vão se apressar e se responsabilizar por permitir mais desmatamento logo em ano de eleição? Fique de olho no seu parlamentar e peça para o Dep. Aldo Rebelo, relator das alterações (ele que vai escrever essas novas regras), deixar as florestas em paz e exija desmatamento zero!

Clique aqui e faça sua parte!

Amanhã o homem motosserra e os voluntários estarão na praça de Dois Irmãos! Compareça, divulgue a campanha entre seus contatos e seja ciberativista.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Aldo-Rebelo-deixe-as-florestas-em-paz/



Postado por: Pedro Albuquerque

terça-feira, 18 de maio de 2010

Código Florestal - Voluntários em Ação!

Notícia postada no site do Greenpeace Brasil em 14 mai 2010


Florestas X Homem-Motosserra
O Greenpeace vai às ruas pedir aos brasileiros não deixarem que a motosserra operada pelos políticos em Brasília destrua as florestas do país.


Sobra de floresta dentro de propriedade rural na Amazônia. © Greenpeace / Rodrigo Baleia


Ativistas do Greenpeace contam a partir desse mês uma história de ataque às florestas do país, pedindo ajuda aos brasileiros para impedir um final trágico. A partir dos dias 22 e 23 de maio, eles carregam para as ruas de oito capitais o Homem-Motosserra, paródia dos políticos que querem acabar com as matas ao alterar o Código Florestal.



O código, lei que protege as florestas brasileiras, considerada uma das mais avançadas do mundo, está sob a mira de deputados da bancada da motosserra. Esse grupo, com os olhos vidrados nas próximas eleições, tenta desfigurar a legislação em uma comissão especial apinhada por ruralistas. O relator, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), promete para o início do mês de junho a sua avaliação.


Os encontros acontecem sábados e domingos de maio e junho em Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador e São Paulo. Para cumprir a missão de impedir que as mudanças em nossa lei sejam negativas para o ambiente, pediremos novas assinaturas para uma petição que já reúne mais de 50 mil votos on-line e exige que o Congresso Nacional deixe nossas florestas em paz.


Peça para o Aldo Rebelo deixar as florestas em paz. E confira abaixo a agenda das atividades do Greenpeace em Recife:


22/05 - 10:00 ás 13:00 - Praia de Boa Viagem (altura Edfício Acaiaca)

23/05 - 09:00 ás 12:00 - Zoológico

29/05 - 09:00 ás 12:00 - Parque da Jaqueira

30/05 - 16:00 ás 19:00 - Marco Zero





- Postado por Michelle Carvalho -

sábado, 15 de maio de 2010

Código Florestal ameaçado pela bancada da motosserra

O Código Florestal é um conjunto de leis que, dentre outras coisas, diz onde os produtores rurais podem plantar, a quantidade de mata ciliar que deve ser preservada, a porcentagem de reserva que cada propriedade deve ter (Ex: 80% das terras na Amazônia devem ser preservadas).
Esta legislação é reconhecida internacionalmente por países que falharam na preservação de suas florestas, rios e biomas como um todo. Um Código que deveria orgulhar o Brasil. Infelizmente, esta legislação não traz orgulho nenhum a alguns produtores rurais e é desrespeitada.

Mas esses criminosos tiveram uma ideia. Decidiram convencer vários deputados e senadores a mudar o Código Florestal para lhes dar licença para usar a motosserra e desmatar mais.

Essas mudanças no Código serão votadas no final do mês na Câmara. E você pode fazer sua parte e pressionar o relator do projeto através desta petição! Acompanhe a atuação do parlamentar que você votou quando o assunto é Código Florestal, afinal as eleições estão chegando e não podemos reeleger a bancada da motosserra.

Saiba mais aqui.




Postado por: Pedro Albuquerque

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Perigo nuclear no Nordeste é motivo de audiência pública

Hoje na Câmara dos Deputados aconteceu audiência pública para discutir a construção de usinas nucleares no Nordeste. Confira os vídeos com trechos da intervenção de André Amaral, campaigner de nuclear do Greenpeace, que mostra como é caro, sujo e perigoso o Programa Nuclear Brasileiro.





Aproveitando que o assunto é energia nuclear acompanhem mais vídeos no blog http://perigoconcreto.blogspot.com/



Postado por: Pedro Albuquerque

terça-feira, 4 de maio de 2010

Exonerados servidores do Ibama que exigem compensação ambiental em Suape

Notícia postada no blog Ciência e Meio Ambiente em 04 de maio de 2010.

O procurador-chefe e o chefe da fiscalização do Ibama em Pernambuco foram exonerados, nesta terça, em portaria publicada no Diário Oficial da União. Rogério Guedes e Leslie Tavares (foto abaixo) têm posicionamento desfavorável à anuência, pelo instituto, de desmatamento de mangue, restinga e mata atlântica em Suape sem que fosse exigido da empresa o cumprimento do passivo ambiental, ou seja, das pendências em relação a autuações, multas e compensações por danos ambientais causados por supressões anteriores de vegetação nativa.


Crédito da foto: Hélia Scheppa, 01.07.2008, JC Imagem.



Postado por Michelle Carvalho