sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Brasil registra aumento de transgênicos e agrotóxicos nas lavouras

Pesquisa mostra que em 67% das áreas onde o uso é permitido, sementes geneticamente modificadas são utilizadas

De acordo com levantamento da consultoria Céleres, três variedades de sementes geneticamente modificadas – conhecidas como transgênicas – ocuparam mais de 25 milhões de hectares na safra brasileira 2010 /2011. Este número representa 67% da área plantada com soja, milho e algodão –  únicas commodities do Brasil em que a modificação pode ser utilizada. No total, foram plantados mais de 37 milhões de hectares das três variedades.

A soja conta com a maior área plantada. Dos quase 24 milhões de hectares, 75% são transgênicos. O milho fica em segundo lugar. Dos 5,30 milhões de hectares, pouco mais de 4 milhões são de produção transgênica. Já o algodão ocupou 25,7% da área destinada a cultura.

O aumento das áreas cultivadas explica o crescimento no uso de agrotóxicos. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no primeiro semestre deste ano foram vendidas 8,6 milhões toneladas de fertilizantes. Um aumento de 5% se comparado ao mesmo período do último ano. De acordo com a integrante da organização Terra de Direitos, Larissa Packer, o uso de fertilizantes aumentou significativamente depois que os transgênicos entraram nas lavouras brasileiras.

“Os campos cultivados de soja e de milho, por exemplo, têm uma determinada semente que é viciada em determinado agrotóxico. Os agricultores não encontram outras sementes e agrotóxicos disponíveis e, com essa compra do pacote tecnológico, é a população quem sofre pela redução de seu padrão alimentar.”

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), 15% dos alimentos consumidos pelos brasileiros apresentam taxa de resíduos de veneno em um nível prejudicial à saúde. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil é o principal destino de agrotóxicos proibidos no exterior. Dez variedades vendidas livremente aos agricultores não circulam na União Europeia e Estados Unidos.

Créditos:  Carta Capital -

- Postado por Raquel Lins -

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Inaugurado o Centro de Energias Renováveis da UFPE

Foi inaugurado, na manhã de anteontem (20), o Centro de Energias Renováveis (CER) da UFPE. Na solenidade, estavam presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Anderson Gomes.

O CER, um dos mais importantes centros de energia renovável do País, concentrará as atividades nas áreas de energia solar e eólica, nas quais a UFPE ocupa posição de liderança em pesquisas.

A estrutura conta com laboratórios, salas para professores, pesquisadores e estudantes, além de auditório. No local, será possível desenvolver pesquisas visando a novas tecnologias e formar mão de obra especializada. 

O projeto recebeu R$ 2 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia para construção das 20 salas de estudo, dos seis laboratórios e do auditório. O prédio, idealizado por Roberto Montezuma em 2002, possui características bioclimáticas que valorizam a ventilação natural e dispensam uso de ar-condicionados mesmo ao meio-dia, horário em que a solenidade se encerrou. Além disso, serão instaladas placas para captação de energia solar no teto do centro com parte dos R$ 5 milhões investidos em aparelhagem técnica.

Créditos: ASCOM UFPE.

-Postado por Raquel Lins -

Católica vai promover em maio de 2011 o 6º Encontro Internacional das Águas

A Universidade Católica de Pernambuco vai promover nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2011 o 6º Encontro Internacional das Águas, que terá como tema “Impacto das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos”. O evento, que tem como presidente honorário o  Reitor da Católica, Pe. Pedro Rubens, será realizado em parceria com a Marinha do Brasil. – Capitania dos Portos de Pernambuco, Chesf, Ministério do Meio Ambiente – Secretaria de Recursos Hídricos, Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Clique aqui para ver a programação. 

O evento ainda terá três minicursos, sendo dois deles, os citados abaixo:

Título: Mudanças climáticas: 40 de progresso ou retrocesso?
Ministrantes: Profa Dra Carla Maria Camargo Corrêa e Doutorando Richardson Guenther Schechi – NIMAD-UFPR – Curitiba/PR

Título: Ecologia de manguezais
Ministrante: Prof. Dr. Clemente Coelho Júnior – UPE – Recife/PE

- Postados por Raquel Lins -