domingo, 20 de maio de 2012

Cozinhando com o sol

Cooperação e inovação, essas são as palavras que resumem o dia de hoje. Os voluntários do GreenRecife receberam uma capacitação sobre como usufruir da energia solar para cozinhar, ao construir um forno e fogões solares. E o melhor de tudo é que eles podem ser construídos com materiais reciclados.
Além de muito fácil de fazer, os materiais não são difíceis de encontrar: papelão, papéis laminados (podendo ser de papel de presente ou até mesmo de embalagens de salgadinhos e biscoitos), tinta preta, jornal, e até mesmo uma antena parabólica. O grande segredo está na montagem.
Fogão solar com antena parabólica
No caso do fogão solar, a estrutura é montada de uma forma em que os raios refletidos pelo papel laminado foquem em um ponto, onde a panela é colocada para que ocorra o aquecimento. Já o sucesso do forno solar é promovido devido ao seu funcionamento semelhante ao de uma estufa, onde o calor é "armazenado" dentro do forno, onde a panela é colocada, e esse calor é atraído pelo papelão pintado de preto do lado de fora que fica em contato com os raios solares.
Utilizando essa 'cozinha ecológica' dá pra cozinhar inúmeros tipos de alimentos, como feijão, ovos e até mesmo um bolo!

Forno solar
São idéias simples, que se baseiam em criatividade, proatividade e sede de mudança, além da esperança de um mundo mais sustentável. Esse é um exemplo simples, mas que mostra que a utilização de fontes renováveis é possível, e que a visão de um mundo preso aos produtos derivados do petróleo/carvão precisa mudar.



Não vivemos só para nós, vivemos para um futuro. E se esse futuro for respeitando tudo e todos, melhor ainda. O Greenpeace apoia essa ideia, e você?

2 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns galera!

    ResponderExcluir
  2. olá, faço produção de um programa de radio e queria entrar em contato com o pessoal que fez essa experiência. por favor, podem me enviar um email ? gostariamos de entrevisatá-los. parabens pela iniciativa. ludimillacw@gmail.com

    ResponderExcluir