quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desastre ambiental no Golfo do México


Escrito por: Nelson Noveli - voluntário do grupo de Recife

Após acompanhar dia a dia, e passo a passo sobre o maior desastre, crime, catástrofe, estocásticidade gerada aos oceanos desde que me percebo como um amante ao mundo azul e salgado... e depois de assistir a um documentário sobre, resolvi dividir um pouco da angústia de ver uma imensidão complexa e perfeita, que atravessa seu aniversário (dia 08 de junho, dia dos oceanos), de uma forma sofrida e agonizante.

No dia 21 de Abril de 2010 ocorreu o maior vazamento de petróleo da história. Estima-se que o vazamento diário no início do acidente foi de 9,5 milhões de litros (60 mil barris), atualmente (sim, ainda está vazando) esse número caiu para “somente” 15 mil barris, ou 2,5 milhões de litros de petróleo.

Para se ter idéia da "coisa", seguem algumas das informações ocorridas: As equipes de resgate estavam a 160 km de distância da plataforma, era possível ver o incêndio a 145 km de distância. Os pilotos dos helicópteros de salvamento sentiam o fogo através da fuselagem das aeronaves. 11 pessoas morreram, 115 foram resgatadas. Uma empresa terceirizada da Holanda foi contratada para apagar o incêndio e salvar a plataforma, mas não conseguiu, quando chegou nos EUA, a plataforma já havia afundando.

E ai? (...)

O acidente continua, a mancha a cada dia só tende a aumentar, mais e mais... tentativas diversas de estancar o vazamento. Frustradas.

A empresa responsável pela plataforma aceitou pagar os custos de limpeza do vazamento de óleo que atinge a região do Golfo do México além do limite de responsabilidade de U$ 75 milhões determinado pela lei americana atual.

Mas, custos de limpeza, devolvem saúde aos oceanos?

Peixes, corais, aves marinhas, tartarugas, tubarões, costões rochosos, crustáceos... é, tamos falando de fauna, natureza, ambiente, ciclos ecológicos, ecossistemas.. e isso? Se devolve aos mares? Quem vai arcar com estas consequencias? Isto não se restitui com dinheiro em espécie.

A cena é clara, real. Não dá tempo de ficar com as mãos atadas, pensando ou idealizando!

A saúde dos oceanos, é a sua também. Somos um só planeta, um só lugar, um só meio.

Faça sua parte, conserve os oceanos! Respeite esse maravilhoso mundo azul. Fazendo sua correta atitude de cidadão.



Postado por: Pedro Albuquerque

2 comentários:

  1. LAMENTAVEL E CRUEL ESSE ACONTECIMENTO.

    Nas palavras de vocês: A saúde dos oceanos, é a sua também. Somos um só planeta, um só lugar, um só meio.

    Complementando: é agora ou agora.

    (Voluntário de BH)
    Beijos,

    Richard

    ResponderExcluir
  2. :(
    Só temos más notícias em relação ao ambiente, no que diz respeito a essas empresas que deviam, mais que ninguém, ter consideração e cuidado pelas espécies que podem pôr em risco.
    É lamentável.

    ResponderExcluir