quinta-feira, 29 de abril de 2010

Grupo local participa da primeira oficina antinuclear do Nordeste

Voluntários do Greenpeace em Recife participaram da primeira oficina antinuclear do Nordeste, que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril. Durante a oficina foram discutidas metas para o combate à fixação de Usina Nuclear na Região, bem como, o potencial para a implementação de fontes de energia renováveis: a eólica, a solar e o uso da biomassa.

O evento relembrou os 24 anos da explosão da usina nuclear de Chernobyl (Ucrânia) e teve como objetivo capacitar membros de ONGs e Movimentos Sociais a lutarem contra a instalação de usinas nucleares na região Nordeste do Brasil – atualmente cogitada para implantação dessa fonte de energia.


(Foto: Coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil, Ricardo Baitelo, durante palestra)


Segundo publicação da Tribuna Popular contando com 89 participantes, vindos de 13 Estados (AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN e SE, além do DF, GO, RJ, SC e SP), a oficina foi promovida pela Fundação Heinrich Boell, FASE/PE, Greenpeace, Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ) e Movimento Paulo Jackson.

Para comprovar os problemas causados pela indústria nuclear, a oficina teve depoimentos de representantes das vítimas do acidente com o Césio 137 em Goiânia (1987), dos sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki (1945), dos afetados pela mineração em Caetité/BA, dos moradores próximos das usinas nucleares de Angra dos Reis/RJ, dos contaminados da estatal Nuclemon (hoje, INB – Indústrias Nucleares Brasileiras), entre outros.

Abordando aspectos como a história da energia nuclear no Brasil e no mundo, os tipos e o funcionamento dos reatores, os problemas causados em cada parte do ciclo do combustível, os diferentes usos dessa energia, a legislação brasileira e internacional no setor, os verdadeiros custos da energia nuclear, os argumentos usados pelo lobby atômico e os planos de instalação de usinas nucleares no Nordeste, a oficina tem a intenção de estabelecer uma estratégia de ação das ONGs e Movimentos Sociais contra a nova aventura nuclear brasileira.

                                                                   -  Por Michelle Carvalho -

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um hectare de mangue em Suape vale 4,2 milhões de dólares, diz estudo

Matéria do blog de Ciência e Meio Ambiente do Jornal do Commercio.


É do professor da Universidade de Pernambuco Clemente Coelho, especialista em manguezal, a apresentação abaixo. Ele toma por base o documento "Avaliação Ecossistêmica do Milênio" (Milennium Ecosystem Assessment), publicado em 2002 pela ONU. Segundo Clemente, cada hectare de mangue suprimido em Suape vale US$ 4,2 milhões por ano. O cálculo envolve serviços ambientais como pesca, turismo, retenção de carbono da atmosfera, contenção de erosão, filtragem biológica e área de pouso de aves migratórias.

Para o pesquisador, o aterro de quase 900 hectares de mangue no Porto de Suape, previsto em projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, trará não apenas impactos ambientais, mas também sociais, envolvendo populações riberinhas que vivem da atividade pesqueira na área. Além do mangue, o projeto autoriza a supressão de 17,03 hectares de mata atlântica e 166,06 de restinga, totalizando 1.076,49 hectares de vegetação nativa que darão lugar à ampliação do complexo industrial e portuário, no Grande Recife.

"A supressão levará a um colapso da mesma na região e o desmonte da atividade profissional, reconhecida e regida pelas leis trabalhistas e ambientais. A supressão do manguezal ameaçará sobremaneira a segurança e a soberania alimentar de muitas famílias", alerta.

Clemente também chama a atenção para o risco de alterações hidrológicas e oceanográficas nesse trecho da costa, acelerando o processo de erosão nas praias e, consequentemente, aumentando os custos de contenção desse processo. "Os prejuízos econômicos serão significativos, além daqueles já contabilizados pelas prefeituras como as do Recife e de Jaboatão, nos últimos anos."




Postado por: Michelle Carvalho e Pedro Albuquerque

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grupo recebe treinamento de energia



O grupo de voluntários do Greenpeace  em Recife recebeu a visita do campaigner de energia Ricardo Baitelo. Pudemos tirar muitas dúvidas sobre energias renováveis, energia nuclear, Belo Monte e estamos afiados pra ir para as ruas debater com a população a necessária [r]evolução energética que o planeta precisa fazer.

Clique aqui e conheça a campanha de clima e energia do Greenpeace Brasil.

Amanhã e quarta-feira vamos participar da oficina antinuclear do nordeste, que vai acontecer no Convento das Dorotéias em Olinda. Mandaremos notícias de lá.

Agende uma palestra sobre energia com o grupo de voluntários. Mande email para gruporec.br@greenpeace.org




Postado por: Pedro Albuquerque

domingo, 25 de abril de 2010

Oceanos em perigo... voluntários em ação!


Hoje pela manhã voluntários do Greenpeace saíram de Recife e foram até a praia de Piedade (Jaboatão dos Guararapes). O grupo convidou a população a entrar na onda de proteção dos oceanos. Foi triste ver a quantidade de lixo na praia, retiramos vários quilos dos mais diferentes materiais. Encontramos até peixe morto.



Mas também ficamos felizes com a certeza de que mais pessoas conheceram a importância dos oceanos como regulador climático e que o lugar de lixo não é na praia! Conheça mais sobre os oceanos aqui.

Faça sua parte!
Não deixe lixo na praia;
Produza menos lixo;
Sempre que possível recicle;
Evite comer espécies de peixes ameaçadas de extinção;
Exija a criação de mais reservas marinhas.


Amanhã é aniversário do Greenpeace Brasil. Já são 18 anos de muitas lutas e vitórias. Entre na onda da defesa dos oceanos e colabore com o Greenpeace para continuarmos cada vez mais fortes.



Postado por: Pedro Albuquerque

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Apelo por Suape

O blog de Ciência e Meio Ambiente do JC, publicou documento que entidades ambientalistas e integrantes de movimentos sociais lançaram nesta quinta, durante vigília na Rua da Aurora. A nota de esclarecimento (clique aqui para ler) é um posicionamento contra o projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco que prevê o desmatamento de 1.076,49 hectares de vegetação nativa no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife. Um hectare equivale a 10 mil m², o correspondente a um campo de futebol.

De acordo com a reportagem, as ONGs pedem um novo Relatório de Impacto Ambiental (Rima). “O Rima de Suape é de 2000, quando não estavam previstos os empreendimentos que estão sendo implantados atualmente”, alega Marcos Pereira, do Movimento Salve Maracaípe, uma das entidades que integraram a vigília. Para o presidente da Associação de Pescadores e Moradores de Ipojuca, Geraldo Ilário, é preciso calcular os impactos do desmatamento do mangue sobre a atividade pesqueira. “Eles dizem que serão gerados 30 mil empregos. Os pescadores não são empregados, são autônomos, e sem peixe vão perder seu sustento.”

O projeto de lei, de número 1496/2010, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (por cinco votos a favor e três contra) no dia 20. Votaram contra Augusto Coutinho (DEM), Pedro Eurico (PSDB) e Jacilda Urquisa (PMDB). Foram favoráveis à proposta, enviada pelo governador Eduardo Campos, André Campos (PT), que preside a comissão, Sebastião Oliveira (PR), Angelo Ferreira (PSB), Isaltino Nascimento (PT), Raimundo Pimentel (PSB) e Teresa Leitão (PT).
Prevê o desmatamento de 893,4 hectares de mangue, 17,03 de mata atlântica e 166,06 de restinga para a ampliação do complexo portuário. “Mas esse avanço pode ocorrer em terra firme, e não no mangue”, defende Christiane Rothvoss, do Salve Maracaípe, uma das 30 entidades que realizaram a vigília, em frente à Assembleia Legislativa.


                (Foto: Alexandre Gondim, JC Imagem, 22/04/2010)

                          - Postado por Michelle Carvalho e Raquel Lins -

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Somando forças


Agradecemos a todos que participaram no sábado, ficamos felizes em ver tantas pessoas interessadas em ajudar e que já contribuem para a defesa de um mundo melhor. O Greenpeace Recife agora conta com um excelente time de novos voluntários. Parabéns a todos e sejam muito bem vindos!


Outras fotos da seleção podem ser conferidas na nossa página no Facebook.

- Postado por Raquel Lins -

domingo, 11 de abril de 2010

Nova cyberação - Participe e ajude as florestas

Participe da nova ciberação para dizer ao neoruralista Aldo Rebelo que ele está a serviço da bancada da motosserra. Na próxima terça-feira ele pode dar parecer favorável a destruição do código florestal brasileiro.

Clique aqui e mande seu recado!
http://www.greenpeace.org.br/codigo/envie_msg.php



Postado por: Pedro Albuquerque