sábado, 27 de fevereiro de 2010

Impacto sobre a pesca de PE



No último dia 24, o JC Online, publicou sobre pesquisas científicas  que estariam acontecendo na costa Pernabucana, supostamente de forma indevida.
O Ibama investiga a empresa CGG Veritas, por terem descumprido as recomendações  de não atuarem com seus navios, que fazem prospecção de petróleo na região onde ficam os chamados paredões, região onde ocorre a quebra do talude, o fim da plataforma continental.
Os pescadores da região fizeram a denúncias de que a cia teria mandado retirar imediamente todos os barcos que atuavam na região, para realização de pesquisas sísmicas na região do Pina e Brasília Teimosa.
Segundo dados da Pesquisadora da UFPE, Beatrice Padovani do Depto de Oceanografia, essa região é rica em peixes, e nessa época do ano (Dezembro a Fevereiro), algumas espécies migram para a área de quebra do talude em todo litoral nordestino, por razões que, segundo ela, ainda estão em fase de estudo.

Uma notificação, orienta a empresa a fazer um plano de compensação aos pescadores afetados pelo veto à atividade pesqueira, e recomenda a empresa Carioca, a não impedir a pesca até uma profundidade de 50 metros. Caso seja confirmada a denúncia dos pescadores, de que a empresa desobedeceu as normas, a mesma terá de pagar multa que pode variar entre R$ 500 mil a R$ 10 milhões. Porém o representante da empresa, garante que foram seguidas sem erros, todas a recomendações do Ibama.

Agora, é esperar e ver onde isso vai chegar!

Por: Mariana Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário