segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vazamento de óleo atinge praias do litoral do Rio

- Notícia divulgada no G1RJ em 08/08/2010 -

Praias do litoral do Rio de Janeiro foram atingidas por uma mancha de óleo neste domingo (8). Nem a Marinha, nem a Petrobras sabem a origem do vazamento. O óleo apareceu misteriosamente e deixou banhistas intrigados – e sujos – e pode ter sido a causa da morte de pinguins.
"Eu estou até meio preocupado, porque nem está refinado isto aqui, veio de algum petrolífero. Tem óleo vazando em algum lugar com certeza", afirmou o turista Michel Rodrigues.

Pelo menos cinco praias de Arraial do Cabo e de Cabo Frio, na Região dos Lagos, foram afetadas pela mancha. Por ser um material mais denso, o óleo não pode ser visto sobre a água. Mas placas se espalharam pela faixa de areia, sujando os banhistas.

"Eu sentei aqui para comer, fiquei com o pé todo sujo, o pé da minha filha, a minha barriga. E eu não encostei em nada. E não sai de jeito nenhum, passei a mão várias vezes", disse o banhista Pedro Paulo Damasceno.
O comerciante Paulo Roberto Silva juntou o que pode dentro de sacos plásticos. Mas nem todo o esforço impediu que alguns turistas voltassem mais cedo para casa. "Muita gente foi embora, chegou cedo aqui e a praia estava lotada com esse asfalto, piche", lamentou Paulo Roberto.

Em Cabo Frio, uma das praias afetadas foi a do Peró. Pescadores encontraram cinco pinguins mortos. "Eu estou achando que foi por causa desse óleo que os pinguins morreram também", disse o pescador Samuel Almeida. A região é considerada a capital do mergulho e um dos destinos turísticos mais famosos do litoral fluminense. O medo é que o óleo acabe arranhando a imagem da cidade.

A Petrobras diz que não tem qualquer relação com o a mancha de óleo. A assessoria da empresa informou que a Marinha pediu ajuda para conter o óleo, mas ainda não sabe de onde partiu o vazamento. A Capitania dos Portos recolheu amostras que serão enviadas para análise.

"Se a Marinha e a Petrobras não sabem a origem da mancha de óleo, esperamos então, que sejam  encontrados os responsáveis por esse dano a um Patrimônio Público."

Postado por Michelle Carvalho.

2 comentários:

  1. Outro exemplo, ainda mais chocante. Temos que ser atuantes nestes assuntos. A natureza precisa ser prioridade máximo. Devemos brigar, apoiar, colaborar com quem está nessa luta também: http://www.jorgepicciani.com.br/2010/07/outro-exemplo-ainda-mais-chocante/

    ResponderExcluir
  2. ... a mancha de óleo e vegonha...(Grande Lenine)

    ResponderExcluir