Um dos rios mais poluídos do país tem afetado diretamente a saúde da população do interior de Pernambuco. A bacia do Rio Ipojuca passa por 25 municípios e nos lugares de maior degradação ambiental, os problemas de contaminação de algumas doenças também aumentam.
Em Caruaru, no Agreste do Estado, por exemplo, casos de doenças como leptospirose são comuns. “Tive febre, dor de cabeça e dor no corpo. Vi o quanto a doença é perigosa”, comentou seu Marcos Antônio Arruda, que perdeu um amigo que também estava contaminado pela leptospirose.
E o rio não transmite apenas a leptospirose, casos de hepatite A e diarréia também são registrados nos hospitais de Pernambuco. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2009 foram registrados 138 casos de leptospirose, já em 2010 foram 124 até o mês de setembro. Já de hepatite A foram 73 o ano passado e 52 até setembro deste ano. Os casos de diarréia também são preocupantes com 15.456 notificados em 2009 e 11.958 até setembro de 2010.
O alerta é principalmente para as famílias que moram em áreas ribeirinhas. O lixo, o esgoto, que são despejados no Rio Ipojuca acabam aumentando os riscos de contaminação.
Segundo o ambientalista, João Domingos, as pessoas devem tomar os devidos cuidados, já que 90% das internações no país são causadas por problemas ligados a degradação ambiental.
- Postado por Raquel Lins -