quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mudanças Climáticas é Tema Recorrente em Pernambuco

No último mês de outubro houve dois seminários tratando desse tema no nosso Estado: Mudanças Climáticas e dos Desastres Ambientais no Nordeste: Respostas da Sociedade Civil e do Governo (dias 13 e 14) e o II Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco (dias 25, 26 e 27).

O primeiro seminário tratou das Respostas da Sociedade Civil e do Governo diante das Mudanças Climáticas e dos Desastres Ambientais no Nordeste, tendo como exemplos recentes, as cheias nas cidades de Barreiros e Palmares. Nesse evento, moradores de Barreiros (cidade quase totalmente submersa com a cheia do rio Una) deram seus depoimentos sobre o dia 18/06/2010: “Andávamos em direção ao ponto mais alto da cidade, íamos ficando cada vez mais ilhados, as águas subiam e chegavam a lugares que nunca haviam chegado antes, não entendíamos o que estava acontecendo” dizia uma moradora.

Já o segundo seminário tratava-se do II Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco. Nesse encontro, climatologistas relatavam a importância de não se culpabilizar apenas o clima, mas deve se observar o grau de vulnerabilidade das sociedades às variações climáticas. Outro fato importante foi o relatado pelo climatologista João Santana: “Mudança Climática ou variabilidade? Precisamos de tempo para inferir o que é ou não normal”. Já para a Francis coordenadora do Lamepe as mudanças climáticas que estão acontecendo e têm impacto direto na qualidade de vida do homem. Outros estudiosos corroboravam com essas idéias e mostravam estudos de aumento da temperatura em várias regiões do Estado de Pernambuco.

Um ponto em comum em ambos os eventos foi que muitas catástrofes são esperadas e previsíveis, no entanto, pouco tem se realizado em termos de prevenção ou planos de fuga nas cidades afetadas, sendo assim, torna-se imprescindível a atuação e planejamento de ações com a defesa civil. Além do mais, foi relatada importância de haver ações de sensibilização para que as populações mais vulneráveis saibam agir na minimização dos possíveis impactos ocasionados por desastres ambientais.

- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

Um comentário:

  1. estou dando aulas de educação ambiental numa escola estadual na av. norte, e o assunto abordado agora são ONGs voltadas para defesa ambiental. gostaria de saber se vocês tem algum material que possa ser distribuído entre os alunos ou quem sabe, uma palestra, explanação a respeito do trabalho do vocês. meu e-mail para contato é adelia.nina@hotmail.com

    aguardo retorno!

    ResponderExcluir