domingo, 28 de novembro de 2010

Poluição do Rio Ipojuca deixa vítimas no interior de Pernambuco

Do JC Online - Núcleo SJCC/Caruaru

Um dos rios mais poluídos do país tem afetado diretamente a saúde da população do interior de Pernambuco. A bacia do Rio Ipojuca passa por 25 municípios e nos lugares de maior degradação ambiental, os problemas de contaminação de algumas doenças também aumentam.

Em Caruaru, no Agreste do Estado, por exemplo, casos de doenças como leptospirose são comuns. “Tive febre, dor de cabeça e dor no corpo. Vi o quanto a doença é perigosa”, comentou seu Marcos Antônio Arruda, que perdeu um amigo que também estava contaminado pela leptospirose.

E o rio não transmite apenas a leptospirose, casos de hepatite A e diarréia também são registrados nos hospitais de Pernambuco. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2009 foram registrados 138 casos de leptospirose, já em 2010 foram 124 até o mês de setembro. Já de hepatite A foram 73 o ano passado e 52 até setembro deste ano. Os casos de diarréia também são preocupantes com 15.456 notificados em 2009 e 11.958 até setembro de 2010.

O alerta é principalmente para as famílias que moram em áreas ribeirinhas. O lixo, o esgoto, que são despejados no Rio Ipojuca acabam aumentando os riscos de contaminação.

Segundo o ambientalista, João Domingos, as pessoas devem tomar os devidos cuidados, já que 90% das internações no país são causadas por problemas ligados a degradação ambiental.


- Postado por Raquel Lins -

sábado, 27 de novembro de 2010

Congresso agrotóxicos, saúde e meio ambiente: pelo direito a informação

Aconteceu nos últimos dias 25 e 26/11 um congresso promovido pelo Ministério do Trabalho sobre agrotóxicos, saúde e meio ambiente.

O evento contou com a presença da professora Lia Giraldo, ex-membro da CTNBio, falando sobre agrotóxicos. Lia, como se sabe, não aguentou a submissão do Conselho às exigências das empresas e o descaso da mesma com o princípio da precaução, saúde das pessoas e do meio ambiente e terminou pedindo pra deixar a entidade. - (Na internet há uma cópia da carta que ela escreveu ao deixar a CTNBio) -

Enfim, além dos agrotóxicos se falou bastante de transgênicos. Que, obviamente, ao contrário do que diziam as empresas, o uso de agrotóxicos aumentou após sua liberação comercial.
Falou-se numa variedade transgênica de cana-de-açúcar que é mais leve e tem mais açúcar. Essa, por sua vez, provoca um contexto de exploração de trabalhadores: os cortadores de cana que tem que RALAR pra conseguir ganhar uma miséria no final do dia vão ter que RALAR MUITO MAIS pra ganhar a mesma coisa. Pesquisando, achei este texto tratando sobre a questão ("A morte por trás do etanol") - uma reportagem da  Isto É - e contendo dados estatísticos dignos de vergonha do nosso país que ainda não deixou o século XVII e desrespeita o homem e o meio ambiente...

Não queremos energia mais limpa desse jeito!
[r]evolução energética já!


Postado por: Pedro Albuquerque

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Últimas peças Greenpeace - Bazar de Natal

Como alguns já devem saber, a loja do Greenpeace de Porto de Galinhas encerrou as operações 2 meses atrás e uma liguidação com o estoque remanescente será feita no Bazar de Natal nesta quarta e quinta-feira próximas com as últimas peças Greenpeace Collection, já que não existem mais lojas no Brasil, nem mesmo virtuais. Lá, teremos uma boa variedade de camisas, baby looks, bonés e biojóias com até 50% de desconto.


Bazar de Natal
24 e 25 de novembro de 2010
Horário: 10h às 20h
Av Boa Viagem, nº. 2820, Edf. Maria Izabel,
Ao lado da Padaria Boa Viagem.
Ajude a Casa da Esperança trazendo uma lata de leite em pó.
Sds- Eduardo

-Postado por Michelle Carvalho de Araújo-

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fórum discute o uso de ciclovias na Região Metropolitana do Recife

Do JC Online -
 
A importância das bicicletas para o desenvolvimento urbano das grandes cidades, especialmente no Recife, é tema do 1º Fórum do Programa Ciclovia das Cidades, que acontece nesta quarta-feira (24), das 8h às 18h, no Centro de Convenções, Teatro do Brum.

Os gestores públicos da Região Metropolitana do Recife vão ouvir participantes como Mauro Tavares, Coordenador do Programa Rio Estado da Bicicleta, Cláudio Silva, coordenador do Programa Bicicleta Brasil do Ministério das Cidades e Maurício Laxe, Assessor de Liderança da Câmara Federal (DF). A intenção é compartilhar experiências de sucesso na implantação de ciclovias em cidades como Aracaju, João Pessoa e Rio de Janeiro.

Também será apresentado o programa Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades, que apoia a integração das biciletas com o sistema de deslocamento urbano tradicional.

Com o evento, a Secretaria das Cidades pretende firmar com os gestores públicos "uma estratégia de inserção das bicicletas no sistema de mobilidade urbana da RMR".

- Postado por Raquel Lins -

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Recife: Pescadores Artesanais Promovem Ato Dia 22 de Novembro

CONVITE
Caros/as,
Neste dia 22 de novembro, vista sua camisa branca e venha para que juntos possamos dizer: sim a vida e não a morte!
Sim a vida!
§ Pela garantia de nossos direitos previdências;
§ Pela garantia de nossos direitos trabalhista;
§ Pela preservação dos manguezais;
§ Pelo pleno direito e acesso aos nossos territórios de pesca;
§ Pela criação das RESEX em estado;
ð Não a Monte!
† A negação dos nossos direitos;
† Pela devastação provocada pelo Porto de SUAPE em nossos manguezais;
† Pela expulsão dos pescadores/as de seus locais de moradia e trabalho;
† Pelo não atendimento do Governo de Pernambuco, aos pedidos dos pescadores e pescadoras artesanais.

Vamos todos juntos, nesta segunda-feria dia 22 de novembro as 08hs da manhã, no Parque 13 de Maio, na cidade de Recife, para gritamos um não ao hidro e agronegócio e proclamamos um sim a vida pelo direito aos nossos territórios pesqueiros.

Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais;
Movimento dos Pescadores de Pernambuco;
Rede MangueMar Pernambuco;
Conselho Pastoral dos Pescadores;
- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desrespeito à natureza é uma das causas das cheias

- Série feita pelo PE360º revela que construções em leitos de rios, aterros irregulares e lixo acumulado afetaram o meio ambiente e colaboraram com as enchentes -

Confira o vídeo:



O pior é que mesmo com a tragédia que vimos este ano, pouco foi aprendido: paulatinamente construções são realizadas nas mesmas áreas de risco.

- Postado por Raquel Lins -

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Supressão de Manguezais Gera Poesia

Construção de estrada e aterro de mangue em Maracaípe.
Fotografia feita pelos por integrantes do Movimento Salve Maracaípe.
Não desista, mangue querido!
Sonhei com um grande manguezal e sua densa lama negra,
Havia calmas águas, pastando em sua generosa beleza.
Entrava absorta na atmosfera e me deixava afundar...
Penetrei até suas raízes, e vi a vida se formar.
Estavam agora em plenitude, crustáceos, mariscos e outros animais.
Era um grande berço a se estender no leito, com suas árvores mantendo a paz.
Eu dormia no ecossistema e sorria feliz sem saber do fato.
Tamanha a riqueza e o significado...
Eu estava dormindo e não via o mangue morrendo a sufocar!
Não sabia que és tu, que proteges a vida, que pescamos no fundo do mar.
Tu és o descanso e a guarida para a vida procriar.
Quis olhar novamente e agora bem acordada.
O mangue sofria com a erosão e já desmoronava!
Nosso manguezal se decaindo e junto com ele minhas lágrimas...
Está ficando tão pequeno perante as águas do mar.
O estuário, não sabe falar, mas sinto que teme não receber mais a tua colaboração
e perder a proteção que tens pra dar.
Estás registrado no canto que um dia o poeta entoou.
Tu tens a receita da vida, de segredo revelado e vendido.
Refém nas mãos sem sentido, dos homens corporativos.
Se tornando mercadoria e fardo, sem o real valor mensurado.
Não desista, mangue querido!
Me tornei mais um ser dedicado...
Vou lutar para que sejas respeitado, tu e teu solo sagrado.
MANUELA GUIMARÃES FILGUEIRAS

Manuela Figueiras é integrante do movimento Salve Maracaípe.
Lembrando que Pernambuco - Terra da Manguetown e Memória de Chico Science -  atualmente é o Estado que mais desmata Mangues no Brasil, só na região de Suape serão suprimidos 508,36 hectares desse ecossitema.

- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mudanças Climáticas é Tema Recorrente em Pernambuco

No último mês de outubro houve dois seminários tratando desse tema no nosso Estado: Mudanças Climáticas e dos Desastres Ambientais no Nordeste: Respostas da Sociedade Civil e do Governo (dias 13 e 14) e o II Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco (dias 25, 26 e 27).

O primeiro seminário tratou das Respostas da Sociedade Civil e do Governo diante das Mudanças Climáticas e dos Desastres Ambientais no Nordeste, tendo como exemplos recentes, as cheias nas cidades de Barreiros e Palmares. Nesse evento, moradores de Barreiros (cidade quase totalmente submersa com a cheia do rio Una) deram seus depoimentos sobre o dia 18/06/2010: “Andávamos em direção ao ponto mais alto da cidade, íamos ficando cada vez mais ilhados, as águas subiam e chegavam a lugares que nunca haviam chegado antes, não entendíamos o que estava acontecendo” dizia uma moradora.

Já o segundo seminário tratava-se do II Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco. Nesse encontro, climatologistas relatavam a importância de não se culpabilizar apenas o clima, mas deve se observar o grau de vulnerabilidade das sociedades às variações climáticas. Outro fato importante foi o relatado pelo climatologista João Santana: “Mudança Climática ou variabilidade? Precisamos de tempo para inferir o que é ou não normal”. Já para a Francis coordenadora do Lamepe as mudanças climáticas que estão acontecendo e têm impacto direto na qualidade de vida do homem. Outros estudiosos corroboravam com essas idéias e mostravam estudos de aumento da temperatura em várias regiões do Estado de Pernambuco.

Um ponto em comum em ambos os eventos foi que muitas catástrofes são esperadas e previsíveis, no entanto, pouco tem se realizado em termos de prevenção ou planos de fuga nas cidades afetadas, sendo assim, torna-se imprescindível a atuação e planejamento de ações com a defesa civil. Além do mais, foi relatada importância de haver ações de sensibilização para que as populações mais vulneráveis saibam agir na minimização dos possíveis impactos ocasionados por desastres ambientais.

- Postado por Michelle Carvalho de Araújo -

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas


A SECTMA (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente) do estado de Pernambuco realiza a partir de amanhã reuniões para discutir o Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Confira mais informações e programação no site da secretaria http://www.sectma.pe.gov.br/.


Pernambuco começa, atrasado, a preparar um plano de enfrentamento às mudanças climáticas que já estão ocorrendo. Antes tarde do que nunca! Tomara que façamos uma lei estadual de mudanças climáticas boa, que possa ser cumprida e que toda a sociedade se comprometa com o sucesso da legislação.


Postado por: Pedro Albuquerque

sábado, 6 de novembro de 2010

3º Congresso de Sustentabilidade - Celpe


Texto escrito por Rodrigo Mozart, voluntário Greenpeace.

A concessionária de um serviço público essencial, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) é uma empresa de energia elétrica controlada pela Holding Neoenergia S/A (Composto por COELBA - CELPE - COSERN), o maior grupo privado de energia do Nordeste em número de clientes e o terceiro maior investidor privado do setor elétrico brasileiro.

Segundo dados da CELPE (2009), a empresa distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco, para Distrito Estadual de Fernando de Noronha e para o município de Pedras de Fogo, localizado na Paraíba (PB), abrangendo uma área de concessão de 102.745 Km².
Em seu evento - 3º Congresso de Sustentabilidade - com tema: Transforme Palavras em Atitudes, contou com um público variado (estudantes universitários e empresários regionais e locais). Ainda, também com palestrantes de empresas "influenciadoras", tais como: Instituto Akatu, Global Reporting, Rede Varejista Wal-Mart e Banco Bradesco.

Cada palestrante informou conhecimento apenas positivo, com ressalva, do Instituto Akatu dando ênfase ao programa consumo consciente e exemplificando a INSUSTENTABILIDADE... O mais interessante foi a palestra da Ana Cristina Mascarenhas, responsável pelo programa de eficiência energética e as trocas dos refrigeradores antigos por refrigeradores a gás Isobutano, um hidrocarboneto que nas condições ambientes é um gás incolor, inflamável e não tóxico.
Postado por: Pedro Albuquerque