domingo, 8 de novembro de 2009

Deputado quer sementes estéreis e fim da rotulagem de transgênicos




As polêmicas em torno da Lei de Biossegurança, editada em 2005, devem recomeçar na Câmara dos Deputados. Um projeto de lei apresentado pelo deputado Cândido Vaccarezza (SP), pretende alterar a lei ao prever autorização para a chamada tecnologia genética de restrição do uso (GURT, na sigla em inglês) e a eliminação da rotulagem de produtos transgênicos por meio de símbolos ou expressões que induzam a “juízo de valor”. (...)

A tecnologia permite a geração de plantas transgênicas estéreis e a manipulação genética de ativação e desativação de genes ligados à fertilidade. Na prática, o GURT impede os produtores de plantar grãos reservados de colheitas anteriores, situação bastante comum no Sul do país -- são as chamadas sementes “salvas”, cuja fatia de mercado tem sido reduzida pelo uso de sementes transgênicas “comuns”.



Não é a única tentativa de retirar um direito básico do consumidor, saber o que está comprando. Também estamos acompanhando o PL rotulagem zero ou PL 4148/2008 do Deputado Luiz Carlos Heinze que pretende praticamente acabar com a rotulagem de produtos transgênicos.

Os deputados que deveriam estar do lado da população estão jogando no time das multinacionais e lutando pelo rebaixamento da rotulagem de produtos transgênicos.



Postado por: Pedro Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário