quarta-feira, 3 de março de 2010

Desmatamento na Caatinga atinge 45,39%



De acordo com notícia publicada pelo Estadão com base em informações da análise de imagens obtidas por satélite do primeiro monitoramento mais detalhado da região realizado pelo Ministério do Meio Ambiente "o desmatamento na Caatinga atingiu 16.576 quilômetros quadrados entre 2002 e 2008, o que corresponde a 11 vezes a área da cidade de São Paulo. Da cobertura original do bioma (considerado o único exclusivamente brasileiro) - que é de 826.411 km² -, 45,39% da área já foi desmatada, o equivalente aos territórios dos Estados do Maranhão e do Rio somados".

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, demonstrou preocupação, ressaltando que "proporcionalmente, o desmatamento destes anos no Nordeste é do mesmo tamanho da devastação da Amazônia, para um bioma que é muito mais vulnerável e será muito mais afetado pelas mudanças no clima."

O uso da mata nativa para fazer lenha e carvão é apontado como uma das principais causas do desmatamento. "O carvão vai para siderúrgicas em Minas Gerais e no Espírito Santo; a lenha é utilizada em polos gesseiros e de cerâmica no Nordeste. Não haverá solução para a defesa da Caatinga sem mudar a matriz energética, sem levar, por exemplo, pequenas centrais hidrelétricas, energia eólica, o gás natural para o polo gesseiro, disse Minc".

A análise dos dados mostra ainda que o perfil do desmatamento da Caatinga é diferente do que ocorre na Amazônia e no Cerrado - é mais pulverizado, o que dificultaria o combate.

- Postado por Raquel Lins -

Nenhum comentário:

Postar um comentário