sábado, 27 de novembro de 2010

Congresso agrotóxicos, saúde e meio ambiente: pelo direito a informação

Aconteceu nos últimos dias 25 e 26/11 um congresso promovido pelo Ministério do Trabalho sobre agrotóxicos, saúde e meio ambiente.

O evento contou com a presença da professora Lia Giraldo, ex-membro da CTNBio, falando sobre agrotóxicos. Lia, como se sabe, não aguentou a submissão do Conselho às exigências das empresas e o descaso da mesma com o princípio da precaução, saúde das pessoas e do meio ambiente e terminou pedindo pra deixar a entidade. - (Na internet há uma cópia da carta que ela escreveu ao deixar a CTNBio) -

Enfim, além dos agrotóxicos se falou bastante de transgênicos. Que, obviamente, ao contrário do que diziam as empresas, o uso de agrotóxicos aumentou após sua liberação comercial.
Falou-se numa variedade transgênica de cana-de-açúcar que é mais leve e tem mais açúcar. Essa, por sua vez, provoca um contexto de exploração de trabalhadores: os cortadores de cana que tem que RALAR pra conseguir ganhar uma miséria no final do dia vão ter que RALAR MUITO MAIS pra ganhar a mesma coisa. Pesquisando, achei este texto tratando sobre a questão ("A morte por trás do etanol") - uma reportagem da  Isto É - e contendo dados estatísticos dignos de vergonha do nosso país que ainda não deixou o século XVII e desrespeita o homem e o meio ambiente...

Não queremos energia mais limpa desse jeito!
[r]evolução energética já!


Postado por: Pedro Albuquerque

Um comentário:

  1. POR FAVOR PRECISAMOS NOS MANIFESTAR CONTRA BELO MONTE, ESTAMOS PENSANDO NO MOVIMENTO SIMULTANEO E NACIONAL PARA AGOSTO, COM UNIVERSIDADES, ESCOLAS, TRABALHADORES EM GERAL, POVÃO NAS RUAS E PRECISAMOS DO APOIO DE VOC~ES , TAMBEM SOU COLABORADORA DO GREENPEACE POR FAVOR NOS AJUDEM!
    https://www.youtube.com/watch?v=sO8T20l31yc&feature=player_embedded
    AJUDEM A DIVULGAR ESTE VIDEO
    MEU E-MAIL, FACEBOOCK E TWITER É KIRA_AZEVEDO@HOTMAIL.COM - FONEE NOS DÊ RESPOSTA
    81 30723702

    ResponderExcluir