quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Reunião sobre a posição brasileira em Copenhague




Faltam menos de 60 dias para a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da ONU sobre mudanças climáticas em Copenhague e o governo federal ainda não escolheu que posição e quais compromissos o Brasil irá assumir em relação à diminuição das emissões de gases do efeito estufa.
Na reunião de ontem, dia 13, entre o Presidente Lula, os ministros do Meio Ambiente e o da Ciência e Tecnologia e o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, foram apresentadas três propostas para COP 15.
A proposta apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente, prevê a estabilização das emissões brasileiras de gases do efeito estufa em 2020 semelhante aos níveis de 2005. Além de detalhar tal proposta, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, confirmou a meta de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% até 2020, anunciada na segunda-feira, dia 12, por Lula. Este compromisso é uma adaptação do que estava previsto no Plano Nacional de Mudança Climática, que previa redução de 70% até 2017.
Uma nova reunião entre os ministérios sobre as propostas está prevista para hoje, dia 14. Se conseguirem chegar a um consenso sobre a posição a ser defendida pelo Brasil, um novo encontro com o presidente Lula deve ser realizado no dia 20.

Por Marcela Machado

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário