segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasil adere a tratado contra pesca ilegal

O texto final de um acordo feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, em parceria com 91 países, prevê o encerramento de portos para embarcações envolvidas em pescas ilegais.

O esboço foi divulgado pela agência da ONU na última terça-feira(dia 1º).


Entre os países que acordaram fechar seus portos para embarcações envolvidas com esse tipo de pesca, estão Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, Portugal e Brasil.
Com a iniciativa, embarcações estrangeiras deverão solicitar, com antecedência, permissão para aportar nos países que fazem parte do tratado da FAO. O pedido deve conter informações sobre actividades do barco e peixes que estão a bordo.
A medida também sugere a criação de redes de informação para que países compartilhem detalhes de barcos associados à pesca irregular.


Texto Final
O chefe do Programa Mundial de Projetos da FAO, Roberto Mercado, falou à Rádio ONU, de Roma, sobre os possíveis resultados com a aprovação do projeto.
"Vão aumentar os cardumes, vai aumentar a quantidade de peixes no mar. E, em longo prazo, vai ter mais peixe para todos" afirmou.
Segundo Mercado, depois de aprovada, a medida deve levar 30 dias para entrar em vigor. Ele acredita que os resultados serão visíveis após um ano.
O texto final do acordo será encaminhado para a Conferência da FAO, que acontece em novembro, para revisão final e aprovação formal.


Créditos:  http://www.fao.org/news/story/es/item/29592/icode/
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/169036.html

 - Postado por Raquel Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário