sábado, 12 de setembro de 2009

O desmatamento e o Cerrado



Por Marcela Machado
  
No Cerrado, hoje, desmata-se o dobro do que é desmatado na Amazônia. De acordo com o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente, já foi perdida quase metade da cobertura florestal original do segundo maior bioma brasileiro, que vem sendo destruído pela expansão do agro-negócio, sendo devastado pela pecuária, pelas plantações de soja e pela exploração de madeira. Há dez anos, os percentuais de desmatamento da Amazônia e do Cerrado eram iguais, 20 mil quilomêtros quadrados, mas conseguimos, por meio de programas e conscientização, reduzir pela metade o desmatamento no bioma Amazônico.

A mais rica savana do mundo corresponde à 5% da biodiversidade do planeta e abriga nascente das três principais bacias hidrográficas brasileiras, sendo assim, fonte da maior parte manancial de água do país.

Se compararmos o desmatamento do Cerrado com o da Mata Atlântica, ele vem ocorrendo muito mais rápido, já que demorou 500 anos para ser destruído 93% da Mata Atlântica enquanto no Cerrado, em torno de 40 anos resta apenas cerca de sua metade.

O governo deveria se empenhar na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 115/95, que está há 14 anos tramitando no Congresso Nacional. Essa PEC inclui o Cerrado e a Caatinga como patrimônio nacional. "É preciso dar ao Cerrado o mesmo tratamento dado para a Amazônia e a Mata Atlântica" afirma Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace.

Fontes: Folha Online, O Globo, MSN Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário