domingo, 13 de setembro de 2009

"Eco-rótulos"









O inglês James Reynolds criou um rótulo, parecido com as etiquetas de bagagens de aeroporto, que são fixados em produtos de supermercados. O objetivo dessa etiqueta é mostrar a distância percorrida pelo produto até chegar à prateleira do supermercado. Assim, o consumidor tem o conhecimento da quantidade de dióxido de carbono (CO2), principal gás do efeito estufa, liberados durante todo o processo na atmosfera. Para fazer esse cálculo é preciso saber a quantidade de combustível consumida pelo avião no transporte da produção até o supermercado e na fabricação e abastecimento da embalagem. Se o produto tiver agrotóxico, é calculado também o combustível usado pelos aviões que lançam o produto químico.   
No Reino Unido, esses “eco-rótulos” em produtos agrícolas existem desde 2007.

Por Marcela Machado




Um comentário:

  1. É salutar esse projeto, no entanto o Brasil deve, e muito, no quesito informação ao consumidor em qualquer área da economia.

    Sem falar que é complicado, na atual dinâmica da produção, pelo menos em cidades periféricas, o consumidor privilegiar o "consumo local", pois (e é com pesar que friso) até os bens mais básicos de consumo, àgua e leite por exemplo, são produzidos(engarrafados) a quilômetros de distância.

    ResponderExcluir