segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Militantes do Greenpeace escalam prédio do governo alemão



Militantes ambientalistas do Greenpeace escalaram na última terça-feira(dia 1º) o prédio do Reichstag (parlamento Alemão) em Berlim para exigir a manutenção do projeto de cancelamento do programa nuclear, a menos de um mês das eleições legislativas.
Na fachada do prédio que abriga o Parlamento, sob a inscrição "Ao povo alemão", quinze militantes exibiram uma bandeira com a inscrição "um futuro sem energia nuclear".
"As pessoas querem um futuro sem energia nuclear", declarou Thomas Münchmeyer, membro do Greenpeace. "Os políticos devem levar a sério o abandono da energia nuclear e aplicá-lo", acrescentou.

A Alemanha deve desativar oficialmente de maneira progressiva até 2020 seus 27 reatores nucleares, segundo um compromisso adotado em 2000 pelo governo Schröder, apoiado na época por social-democratas e Verdes.
O abandono da energia nuclear poderá, no entanto, ser questionado se Merkel tiver que rearticular a sua coalizão nas legislativas de 27 de setembro, substituindo os social-democratas pelos liberais, abertamente pró-nucleares.
Segundo uma sondagem divulgada em julho, a maioria dos alemães (55%) é favorável ao abandono da energia nuclear até 2020.

Ainda de acordo com vários jornais internacionais e como foi divulgado pelo blog nacional do Greenpeace:
"Aproximadamente 50 mil pessoas se reuniram em um protesto hoje, em Berlim, para exigir o fim da utilização de energia nuclear em todo o mundo, numa das maiores manifestações do gênero dos últimos anos. O protesto foi acompanhado por 350 tratores vindos da região de Gorbelen, onde se encontra um depósito de lixo atômico."

Um vídeo pode ser visto no site do Berliner Morgenpost.
Créditos: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3952598-EI8142,00.html
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4640074,00.html

- Postado por Raquel Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário