segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Somente 27 empresas são responsáveis por 8,5% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa



O primeiro balanço do Programa Brasileiro GHG Protocol, que contabiliza as emissões de gases de efeito estufa de 27 grandes empresas brasileiras, mostra que em 2008 esse grupo emitiu 85,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente (medida padronizada pela Organização das Nações Unidas, a ONU, para quantificar as emissões globais e que também inclui gases como metano e óxido nitroso). O montante representa 8,5% do total de emissões brasileiras no período, quando não se consideram as emissões oriundas do desmatamento e uso da terra.

De acordo com o levantamento, apresentado esta semana em um evento do setor empresarial sobre mudanças climáticas, das 27 empresas que aderiram ao programa, a Petrobras foi a que mais emitiu gases de efeito estufa no ano passado: 51 milhões de toneladas de CO2 equivalente, 59% do total inventariado pela FGV. A Votorantim aparece em seguida, com 18 milhões de toneladas, e a Alcoa vem em terceiro, com 2 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

O fato mais preocupante é que os investimentos em extração de petróleo só aumentam, o que pode deixar a Petrobrás cada vez mais no topo de empresas poluidoras. Enquanto isso as mudanças climáticas não só estão batendo a nossa porta mas derrubando-as com os furacões nunca antes vistos em Santa Catarina e não temos nenhuma politica pública de incentivo à energia solar e rastejamos em energia eólica.

Conheça mais sobre o GHG protocol. E confira o nosso relatório [R]evolução Energética
E confira as nossas fontes no Valor Online e Agência Brasil.


Postado por: Pedro Albuquerque

Um comentário:

  1. É irônico a quantidade de empresas que anunciam medidas ecológicas, enquanto destroem o ambiente.

    Petrobrás é a campeã das mentiras.

    ResponderExcluir