sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Energia cara, suja e perigosa perto de Pernambuco

Enquanto vários países europeus estão abandonando seus projetos de usinas nucleares o Brasil caminha na contra mão das energias renováveis e compra tecnologia nuclear da França, país que já teve um histórico de fracassos nucleares

Também é alarmante o fato de nosso país não ter nenhuma política pública de incentivo à energia solar, uma energia nada poluente. Já a Alemanha, que tem metade do potencial do Brasil em energia solar, dá o exemplo e é o maior produtor de energia a partir dos raios solares.


O governador Eduardo Campos nunca negou seu apreço pela energia nuclear, muito menos quando foi ministro da ciência e tecnologia. Em matéria recente do valor econômico, o jonal apontou o governador do Estado de Pernambuco como estando de braços abertos para essa tecnologia.

E aí você gostaria de ter uma usina nuclear no quintal de casa?






E enquanto isso na alemanha...

6/9/2009
Aproximadamente 50 mil pessoas se reuniram em um protesto, em Berlim, para exigir o fim da utilização de energia nuclear em todo o mundo, numa das maiores manifestações do gênero dos últimos anos. O protesto foi acompanhado por 350 tratores vindos da região de Gorbelen, onde se encontra um depósito de lixo atômico.
A Alemanha foi o país que forneceu a tecnologia para os reatores brasileiros e que desistiu dos acordos de transferência de tecnologia nuclear para o Brasil, incentivando que esse país explorasse o seu incomparável potencial renovável. A Alemanha optou por desativar todos os seus reatores, mas as eleições estão ameaçando a decisão que tanto agradava sua população, por isso o povo alemão resolveu se manifestar.
A manifestação de hoje foi uma dentre as diversas que vêm acontecendo, para que a decisão de desnuclearização da Alemanha continue sendo cumprida. Os alemães já tiveram diversos problemas com seu programa nuclear e por isso insistem em desistir do mesmo, enquanto ainda há tempo.
O contrato do Brasil com a Alemanha, que não seria cumprido por este país já que optou por deixar seu programa nuclear, foi transferido para a França, por ter a estatal francesa Areva comprado a construtora alemã.
Diversos países vêm se manifestando contra a tecnologia nuclear em suas matrizes de geração energética, enquanto o Brasil com seu enorme potencial renovável insiste em se nuclearizar. A França é um grande exemplo do fracasso dessa tecnologia, de quem iremos importar.



Postado por: Pedro Albuquerque

Um comentário:

  1. Energia nuclear é um assunto que nem deveriar ser discutido no Brasil. Países europeus têm dificuldades em produzir energia pela falta de opções, não que isso justifique a besteira que é a energia nuclear.

    O Brasil tem potêncial hidrelétrico, eólico, solar , bioamassa, cana de açucar é simples burrice investir grandes somas em usinas nucleares.

    ResponderExcluir